Non Ho Sonno (Itália, 2000)
Diret Dario Argento
Com Max Von Sydow, Stefano Dionisi, Chiara Caselli, Rossela Falk.
Com Max Von Sydow, Stefano Dionisi, Chiara Caselli, Rossela Falk.
Vamos ouvir de novo! Sabe o truque de tirar coelho da cartola? Manjadíssimo. Já vimos, já sabemos. Mas se aparecer um mágico agora e refizer, todo mundo pára e presta atenção até o fim. Argento faz mais ou menos isso com seu cinema. O que diferencia uma performance da outra é a vontade com que ela é feita. Sleepless é uma das boas performances de Argento em um tempo de altos e baixos técnico-artísticos. É quase um inventário de cenas de seus filmes e arranjos gráficos. E é muito bom! A sequência de morte no trem, logo nos primeiros 15 minutos, é digna de seus melhores momentos.
Max Von Sydow é um detetive aposentado e sofrendo de insônia (non ho sonno – não tenho sono) e ajuda nas investigações de assassinatos que se baseiam em um livro de contos infantis e que repetem as ações criminosas de um caso ocorrido há anos. Ações que nunca haviam sido solucionadas pela polícia. Aparentemente os crimes do então chamado "anão assassino" estão tendo continuidade e o jovem Giacomo, traumatizado na infância por testemunhar a morte da mãe, ajuda o detetive na investigação.
Os efeitos são do especialista Sergio Stivaletti e são de arrepiar. Argento passou da conta no uso do clarinete? Muita coisa lembra Deep Red (o velho casarão, a identidade do assassino trocada, o final falso), e tem os closes de violência de Suspiria, tem o assassinato principal testemunhado como em Pássaro das Plumas de Cristal, e tem os bastidores teatrais de Terror na Ópera.
É isso. Os filmes de Argento viraram Smoke on the Water. Você vai no show do Deep Purple e curte. Já ouvi um milhão de vezes. Quero ouvir mais uma...
• O DVD nacional tem o áudio em inglês e dublagem em português, mas não tem a versão italiana.
Expectativa 😈😈😈 Realidade 😈😈😈
Calma, que o Argento ainda tá bem... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário