26 de janeiro de 2017

Villmark

Villmark (Dinamarca, 2003)

Diret Pal Oie
Com Kristoffer Joner, Bjorn Floberg, Eva Rose.

Villmark

Filme de terror com nome de supermercado?! Quatro jovens, acompanhados por um instrutor, passam temporada em uma cabana à beira de um lago para treino de sobrevivência. Começam a desconfiar que mais alguma coisa habita o local e, para piorar, o instrutor parece estar dando sinais de desequilíbrio. Suspense mediano. Mais uma produção de um mercado de cinema que ninguém sabia que existia e que se insere em distribuição mais ampla via terror/suspense.
Pena que ficou lerdo, sem maior interesse, demora a desenvolver reação e a apatia dos personagens é incoerente. Ninguém reage às loucuras do instrutor?! Nem mesmo a descoberta de uma jovem afogada no lago desperta emergência no pessoal! Se o desequilíbrio do líder já seria alarmante, porque não reagem quando a ameaça se torna física? Para se acalmar Kristoffer Joner senta e fuma um cigarro! Terror de país civilizado é outra coisa.

Com orçamento mais consistente, o diretor Pal Oie (é nome de orixá?) fez uma variação ao tema "beira do lago" em Villmark 2 (2015). Não é exatamente sequência, é mais para aproveitar o título. Um grupo de técnicos faz o inventário e limpeza de um velho prédio que foi manicômio e será demolido. O manicômio fica próximo de um lago (tem que ter lago). Só que tem algo mais circulando pelos velhos corredores do prédio. E algumas relíquias, como uma Luger e uma miniatura de Messerschmitt, remetem ao nazismo. A melhora técnica é sensível neste segundo filme, e a narrativa mais consistente. Tem relação com o filme anterior em alguns personagens e as citações nazistas fazem mais sentido do que no primeiro filme. O prédio pode ter relação com experimentos humanos feitos no passado.

• Conclusão: pela trajetória do diretor podemos ficar atentos que os próximos filmes dele prometem.
• A protagonista Ellen Dorrit Petersen também está em Shelley.

Villmark 1 •  Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈
Villmark 2 •  Expectativa 😈😈   Realidade 😈😈


Villmark
Villmark 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário