Haute Tension (França, 2003)
Diret Alexandre AjaCom Cecile de France, Maiwenn, Phillippe Nahon.
Welcome back Giannetto! Suspense muito bom na linha slasher. Co-produção entre França, Itália e filmado na Romênia. Marie e Alexia são duas amigas que vão passar um fim de semana na casa de campo dos pais de Alexia. O fim de semana vai se tornar um pesadelo com a chegada de um misterioso killer que invade o local logo na primeira noite. Marie presencia as mortes e precisa agir rapidamente, mas está sem telefone, indefesa e sozinha! Ela arrisca uma chance no momento em que o assassino carregar o corpo de Alexia para seu furgão.
Com um mínimo de personagens e situações o diretor consegue um invejável controle sobre o espectador, mesmo daqueles que já viram todos os filmes do gênero.
E partindo da casa de Alexia a narrativa vai para o bosque quando Marie tenta resgatar a amiga, raptada pelo assassino. Alguns supostos pontos fracos no roteiro como a personagem descalça, a ausência de telefone, o assassino que é o cara mais esperto do mundo e todos os outros são idiotas, vão se justificando no desenrolar.
Sangrento e sádico nos pontos certos e com reviravoltas surpreendentes. Marie usa porrete com arame farpado antes de Negan em TWD. Também inaugura o uso da serra circular! Fiquei esperando uma explicação final, como em Psicose. Mas não teve! E acho que foi melhor assim.
O diretor Alexandre Aja tem uma carreira interessante no terror/suspense: em seguida a este filme fez a ótima refilmagem de Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes) e ainda Mirrors e Amaldiçoado.
Como ponto extra de destaque, Alta Tensão tem a honrosa presença do mestre Giannetto De Rossi nos efeitos de maquiagem! 📽
• Giannetto De Rossi foi o principal técnico de maquiagem no splatter europeu dos anos 80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário