Men From Deep River (Itália, 1972)
Diret Umberto LenziCom Ivan Rassimov, Me Me Lai.
Pioneiro da podreira! O diretor Umberto Lenzi foi mestre do sleazy italiano. Depois de passar os anos 60 dirigindo filmes de halterofilistas (sword and sandal, Maciste, Ursus, esse povo) ele experimentou alternativas de gênero nos anos 70. Assim exercitou-se, por exemplo, com o nascente cinema giallo, entrou em produções digamos, "alternativas" e teve seus melhores momentos no poliziotteschi. Entre as produções alternativas temos este proto-canibal de aventura na selva.
Pegando o modelo de Homem Chamado Cavalo, Lenzi conta a aventura de um fotógrafo inglês que se perde em selvas tailandesas e tem que se adaptar à tribo que o mantem cativo. Então o cara-pálida passa por humilhação, escravidão, trabalho forçado e rituais de dor física em uma inversão aos processos colonizadores impostos pelo homem branco. Até aí bacana como crítica ou ironia, mas Men From Deep River é muito trash demais. Cinema de improviso. Lenzi achou aqui o modelo de filme que seria repetido posteriormente na infame série de filmes de canibais que marcou o final dos anos 70: filmagem em locações, fotografia despojada, elenco amador e mutilações reais em animais, para horror dos ecologistas! Ou para horror de todo mundo mesmo, e seguindo a apelação já testada pelos documentários na linha Mundo Cão, como na refeição ritualística na qual comem o cérebro de uma macaco recém abatido (gourmet do mal). Canibalismo tem bem pouco, só na cena em que a aldeia é atacada pela tribo rival. Entre o sleazy apelativo e o cinema aventureiro de poucos recursos, Mundo Canibal é uma especiaria, uma aula em cinema barato.
Lenzi deveria ter feito em seguida O Último Mundo Canibal (1977), mas só voltou ao gênero que inadvertidamente inaugurou, em Mangiatti Vivi (Eaten Alive, 1980) e Canibal Ferox (1981) ambos com estrutura melhorzinha do que aqui.
• Ivan Rassimov (1938-2003) foi figura recorrente do cinema B, entre faroestes, policiais e filmes de terror.
• Umberto Lenzi (1931 - 2017) se aposentou em meados dos anos 90 e é reconhecido como um dos mais criativos e produtivos do cinema B europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário