12 de fevereiro de 2017

Symptoms

Symptoms (Inglaterra, 1974)

Diret Joseph Larraz
Com Angela Pleasence, Lorna Heilbron, Peter Vaughan

Symptoms (ING, 1974)

Filha de peixe! Suspense refinado de um diretor que nunca recebeu o reconhecimento devido. A solitária e reclusa Helen convida Anne, uma amiga, a passar temporada em sua casa de chácara. O local é o paraíso na Terra, com um bosque próximo, um belo lago nas proximidades, e a estadia vai bem até que Anne desconfia que a casa é habitada por "alguém mais". Com o tempo, Helen começa a dar sinais de desarranjo mental, por suas visões, pela inimizade com o caseiro xereta e por suas lembranças de crimes ocorridos na região.

O medo e a ameaça que rondam Helen precisa ser investigado, decifrado. Porque Helen não tem mais amigas? Será que Anne está na fila das vítimas que visitam o local? Helen guarda segredos demais e pode ser o principal elemento na decifração do mistério, mas também parece ser o maior obstáculo a qualquer investigação.

Suspense bem bacana com toda a virtude de sua época. Coprodução anglo-espanhola com direção do espanhol José Larraz que sustenta o tempo lento das encenações de forma didática. O constante tic-tac do relógio de parede é quase hipnótico e imersivo no tempo estagnado em que vive Helen. Acontece muito pouco no filme, mas até isso é fundamentador de sua eficácia. É um filme para ficar passeando com os personagens pelas redondezas e pelos ambientes mórbidos do casarão. Assim a beleza visual se garante em uma sucessão estética adequada ao sustento do filme. 




As cenas de crime também são memoráveis e Angela Pleasence (filha de Donald) é a figura perfeita para o personagem. Symptoms é um pequeno grande suspense que tem originalidade e consistência próprias. Recentemente foi resgatado em uma bela cópia BluRay. Altamente recomendável a quem curte os filmes do período. Mas o grande filme de Larraz ainda  é Vampyres, as Filhas de Dracula.

• O caseiro é Peter Vaughan, o patriarca dos vagabundos de Straw Dogs.

Expectativa 😈😈     Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário