Stir of Echoes (EUA, 1999)
Diret David Koepp
Com Kevin Bacon, Kathryn Erbe, Kevin Dunn, Ileana Douglas.
Cidadãos de bem?... Kevin Bacon é um dos atores mais bacanas de sua geração, ele encara qualquer parada com naturalidade e sempre dá conta do recado, seja papel principal duvidoso ou secundário. Um cara que já morreu na mão do Jason, fez a "dança do passarinho" em Ele Disse, Ela Disse e um pedófilo condenado em O Lenhador, merece atenção. E ele ainda teve passagem interessante no fantástico em filmes como Flatliners e Tremors.
Aqui ele é um guitarrista de banda sem carreira, com matrimônio mais ou menos estável, e que vive de serviços como técnico em telefonia. Numa festa comunitária entre conhecidos, Kevin se deixa hipnotizar para testar seu ceticismo, mas ao voltar à consciência percebe que estimulou alguma capacidade insuspeitada. Sua percepção está aguçada, e suas visões começam a atormentá-lo. O espírito de uma jovem desaparecida circula por sua casa e ele começa a desconfiar que a pacífica comunidade em que vive, oculta um crime. Movido pelas visões, ele vai tentar ligar os pontos entre visões e fatos, o que pode não agradar a alguns dos cidadãos de bem da vizinhança...
Então, Ecos do Passado tem toda a correção que se pode esperar do produto americano, como luz perfeita e a produção impecável rotineira, e tem também tem toda a virtude do cinema convencional: roteiro bem feitinho, bons coadjuvantes e boa trilha sonora do veterano James Newton Howard. E com a direção precisa de David Koep não havia como errar. Para escapar de tanta rotina, o diretor arrisca algumas invenções como o garotinho conversando diretamente para a câmera, e os delírios na sessão de hipnose. O resultado geral é um terror mediano que cumpre de forma idônea sua posição na categoria cinema-pipoca.
• Melhor ideia: o espírito que circula de boa pela casa, sem agressividade.
• Melhor cena: o corpo emparedado!
• Citação: alguém lendo The Shrinking Man, de Richard Matheson que também é autor deste Stir of Echoes.
• Melhor cena: o corpo emparedado!
• Citação: alguém lendo The Shrinking Man, de Richard Matheson que também é autor deste Stir of Echoes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário