29 de outubro de 2017

A Chave Mestra

The Skeleton Key (EUA, 2005)

Diret Iain Softley, com Kate Hudson, Gena Rowlands, John Hurt, Peter Sarsgaard.

A Chave Mestra
Impedimenta! Filme errado Kate?!

A bruxa tá presa! Kate Hudson é um enfermeira que recebe transferência para um velho casarão na Louisiana onde cuida de um incapacitado físico. Kate serve como ajudante da velha Violet (Gena Rowlands) no tratamento de seu inválido marido, Ben (Hurt). E a casa, repleta de salas e espaços sombrios, tem um tradicional quartinho trancado há anos que não deve ser aberto. Para facilitar o trajeto de Kate pelos cômodos, Violet lhe fornece uma chave mestra que abre os quartos que ela precisar. Qual quarto Kate vai abrir? Claro que é o quartinho proibido onde ninguém deve entrar.

E ali ela descobre velharias diversas, amuletos, patuás, velhos discos com cânticos macabros e livros de magia de um antigo casal de empregados praticantes de voodoo! Segundo consta eles iniciaram as duas crianças, filhos dos proprietários, em voodoo a pedido delas! Mas foram descobertos e executados! Uma vez aberta a porta do quartinho, Kate presencia manifestações: aparições, pesadelos, portas batendo, Ben tenta escapar se arrastando pelos telhados (!), e Kate acaba entendendo que Violet é uma guardiã do local e ela está muito disposta a continuar nessa tarefa nem que para isso tenha que lançar mão de feitiços...
Grande suspense muito valorizado pelos ambientes dos pântanos da Louisiana e a cultura correspondente, o cancioneiro de blues, casas velhas, crendices populares, mas especialmente sustentado pela veterana Gena Rowlands, ótima na construção de um personagem misterioso sem necessariamente ser ameaçador. O confronto com Kate é excelente, imprevisível e repleto de detalhes. Também é uma surpresa as decisões de roteiro em sua evolução e conclusões inesperadas! Um pequeno grande filme que merece ser conferido.

• Melhor ator: John Hurt tentando falar!

Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈😈

Nenhum comentário:

Postar um comentário