Burnt Offerings (EUA, 1976)
Diret Dan CurtisCom Oliver Reed, Karen Black, Bette Davis, Burges Meredith, Eileen Heckart.
Uma conjuração fotográfica! Oliver Reed e Karen Black alugam um casarão afastado por uma oferta muito baixa (burnt offering). Junto com eles, mudam-se para a casa, seu filho David e tia Elisabeth (Bette Davis). No compromisso da estadia, precisam cuidar da manutenção, limpeza e podas para o velho casal de irmãos zeladores da magnífica construção e que estarão ausentes na próxima temporada. Só um detalhe: precisam cuidar da velha proprietária, a senhora Allardyce que raramente sai do quarto e requer atenção mínima. Karen prontamente se encarrega da tarefa e desenvolve uma suspeita e crescente atenção para com a anciã que jamais deve ser incomodada. E gradualmente as relações entre os novos moradores irão deteriorando até chegar ao perigo físico! Quanto maior a ameaça e quanto mais os novos habitantes perdem a razão, mais a casa parece renascer em beleza.
Possivelmente o melhor filme de Dan Curtis, diretor da série Dark Shadows e que teve carreira bastante ligada a filmes fantásticos. Mansão Macabra é um primor em desenvolvimento de personagens e cria uma transformação muito sutil no que parece ser uma possessão gradual (ou degradação) que toma os moradores. Especialmente em Karen Black que passa por transformações de comportamento e figurino até o final surpresa.
No impecável show técnico, o destaque é das locações no casarão (nada foi filmado em estúdio), além dos cuidados da iluminação e especialmente o uso de superfícies claras para reflexão excessiva. Um recurso bastante usado em filmes do período (veja Trágica Obsessão de Brian De Palma, por exemplo) e que atinge aqui um grau de perfeição invejável por sua sugestão de algo fantasmagórico se infiltrando em momentos corriqueiros. Portanto, procure uma cópia decente para vê-lo, se possível em Blu-Ray.
Diferentemente do padrão rítmico contemporâneo e evitando extravagâncias e grandes efeitos, o filme guarda suas forças nas entrelinhas e consegue sugerir uma atmosfera maléfica como os grandes clássicos do seu período como A Profecia.
Grandes momentos: Oliver Reed brincando de afogar o filho David. Oliver "luta" com a árvore que bloqueia a fuga. O jovem David quase se afogando no "turbilhão" de águas da piscina. Karen explora a coleção de fotos da velha proprietária. Oliver finalmente encontra a senhora Allardyce. E o final violento!
• Bette Davis dá show, como sempre, no colapso de saúde da tia.
• Momento "bug": Karen ouve a caixinha de música enquanto seu filho pede ajuda.
• Curiosamente o roteiro antecipa algumas ideias de O Iluminado. Conta-se que Stephen King declarou influência desse filme ao escrever seu romance.
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