Nelle Pieghe Della Carne (Itália, 1970)
Diret Sergio Bergonzelli
Com Eleonora Rossi Drago, Pier Angeli, Fernando Sancho.
Para ilustrar verbete kitsch! Quem acompanha textos sobre filmes de terror e alternativos, certamente já se deparou com termos seletivos como camp, sleazy, trash, exploitation, soap opera, filme B. Pois então, o que temos aqui neste Nella Pieghe Della Carne é um filme em que TODOS esses termos se encaixam muito bem! É um triunfo ao contrário!
O assaltante Pascal (Fernando Sancho) é perseguido nas estradas pela polícia até que tenta se esconder em um rancho onde flagra a proprietária enterrando um corpo! Mas ele acaba preso e depois de cumprir treze anos de pena volta ao local para chantagear a família! Mas essa suposta família é o cúmulo do comportamento desvirtuado e perverso. A matriarca tem lembranças de sua prisão em campos de concentração (e a naziexploitation nem havia começado!), o filho é um sádico que tem dois abutres de estimação e tem relações (possivelmente) incestuosas com a jovem que pode ser sua irmã. Esta por sua vez é traumatizada pelas lembranças de abusos que sofreu na infância pelo amante da mãe! Homens que se aproximam tentando bisbilhotar ou tentando uma simples paquera são despachados com violência (decapitações equivalendo a castrações!). Pascal subjuga os moradores em sua tentativa de chantagem, mas surpresas o aguardam... E o filme vai seguindo sem saber muito bem para onde pretende ir ou quem é o personagem condutor!
Enfim, Nelle Pieghe Della Carne é um indescritível pastiche de perversões e reviravoltas absurdas em cores psicodélicas e dramaticidade de novela mexicana! Decapitações, trocas de identidade e dramalhão em nível telenovela! Imagine uma peça de Nelson Rodrigues de terror!!!
• O marginal fugitivo é Fernando Sancho, repetindo o característico tipo de vilão mexicano que o eternizou nos faroestes.
• O tema musical faz uma medonha aproximação ao "Tema de Lara"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário