The Harvest (EUA, 2013)
Diret John McNaughton
Com Samantha Morton, Michael Shannon, Natasha Calis, Charlie Tahan, Peter Fonda.
Empoderadas do avesso! Exercício em suspense do grande John McNaughton, para sempre lembrado pelo indigesto Henry, Retrato de um Assassino. Este The Harvest é um curioso experimento formal contando a vida de Andy, jovem com saúde bastante debilitada e fraqueza nas pernas que o mantém dependente de uma cadeira de rodas e da atenção constante dos pais.
Felizmente sua mãe é médica e o pai enfermeiro, o que facilita bastante os tratamentos e medicações necessárias a seu estado. Mas mesmo sob os cuidados constantes de Anna, sua mãe, o quadro de Andy vem piorando progressivamente. Mais do que cuidadosa Anna vem se mostrando obsessiva com a saúde e o controle sobre o rapaz, evitando seu contato com o mundo externo e pessoas das proximidades. Situação que só faz aumentar a depressão do rapaz... E quando ele conhece Maryann, que recentemente mudou-se para a região, a ruptura é inevitável. Anna se opõe agressivamente (e até ameaçadoramente) a amizade entre os dois, mas Maryann está disposta a ajudar e em sua obstinação irá descobrir que a casa de Andy tem dependências secretas e um outro morador. E o choque entre as duas protagonistas empoderadas vai conduzir o filme para um cruzamento de gêneros cinematográficos!
Felizmente sua mãe é médica e o pai enfermeiro, o que facilita bastante os tratamentos e medicações necessárias a seu estado. Mas mesmo sob os cuidados constantes de Anna, sua mãe, o quadro de Andy vem piorando progressivamente. Mais do que cuidadosa Anna vem se mostrando obsessiva com a saúde e o controle sobre o rapaz, evitando seu contato com o mundo externo e pessoas das proximidades. Situação que só faz aumentar a depressão do rapaz... E quando ele conhece Maryann, que recentemente mudou-se para a região, a ruptura é inevitável. Anna se opõe agressivamente (e até ameaçadoramente) a amizade entre os dois, mas Maryann está disposta a ajudar e em sua obstinação irá descobrir que a casa de Andy tem dependências secretas e um outro morador. E o choque entre as duas protagonistas empoderadas vai conduzir o filme para um cruzamento de gêneros cinematográficos!
Então temos 50 minutos de um drama familiar sensível e muito bem conduzido que vira mistério e por fim vira um thriller macabro! É discutível que na medida em que a narrativa vai sendo conduzida para o suspense, o conjunto vai ficando mais previsível, mas McNaughton é um diretor que sabe o que faz e a dosagem de informação gradativa das verdades que embasam todo o drama é que constitui o verdadeiro show do filme. Mais do que um suspense, um drama ou um espetáculo encenado para surpreender, o elemento de apreciação aqui é justamente a construção do filme. A direção é a estrela. E o filme brinca com as expectativas em alguns momentos como quando Andy e Maryann jogam baseball fora da casa e Anna pode voltar a qualquer momento. Parece uma simples cena cômica de suspense (flagrante de mãe surtada), mas seu significado ganhará peso posteriormente.
Também é interessante o estudo de personagens que destaca as fêmeas dominadoras em contraste aos machos submissos. No elenco, mesmo com os ótimos surtos emocionais de Samantha Morton (Anna) e a condição dramática de Michael Shannon (o pai), o destaque é dos dois ótimos jovens atores que conduzem muito bem a carga emocional do filme. Pode ser um trabalho interessante a estudantes de direção.
Também é interessante o estudo de personagens que destaca as fêmeas dominadoras em contraste aos machos submissos. No elenco, mesmo com os ótimos surtos emocionais de Samantha Morton (Anna) e a condição dramática de Michael Shannon (o pai), o destaque é dos dois ótimos jovens atores que conduzem muito bem a carga emocional do filme. Pode ser um trabalho interessante a estudantes de direção.
• Melhor suspense: Maryann presa na casa quando Anna volta.
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