Errementari, El Herrero Y El Diablo (Espanha, 2017)
Diret Paul Urkijo Alijo
Com Kandido Uranga, Uma Bracaglia, Eneko Sagardoy, Ramón Aguirre.
Com Kandido Uranga, Uma Bracaglia, Eneko Sagardoy, Ramón Aguirre.
"Os assuntos do inferno envolvem os pecadores com facilidade"
Knockin'on Hell's door. Em um vilarejo no século XIX, o ferreiro Patxi, ex-combatente da 1ª Guerra Civil Carlista, é temido pela população por sua conduta reclusa e poderes malignos! A chegada de um fiscal com ordens de inspecionar as terras do ferreiro coloca a população local em sobressalto!
Patxi expulsa visitantes com violência e sua figura é sempre lembrada como uma entidade de poderes sobrenaturais. Mas quando a menina Usue se aventura por suas terras, descobre a verdadeira confusão popular entre o ferreiro e uma suposta entidade infernal. Mas é tarde demais: liderados pelo fiscal, um grupo de linchadores se mobiliza para resgatar a menina. As consequências podem levar muita gente às portas do inferno!
Co-produção franco-espanhola baseada no folclore basco, com o apadrinhamento de Alex de La Iglesia (Perdita Durango, O Dia da Besta). Uma fábula dinâmica e de grande apuro visual, frequentemente humorada em sua suspensão fantasiosa. Primeiro longa do diretor Alijo que exibe um invejável domínio narrativo na dosagem de seus elementos cômicos, farsescos e violentos. A sucessão de surpresas e revelações é notável e conduz o filme anarquicamente. Pode ser questionável que o final com seus excessos de efeitos digitais quase desequilibra o ótimo trabalho cenográfico e fotográfico apresentado até então, mas é um detalhe menor que não invalida o conjunto. El Herrero Y El Diablo é uma fantasia folclórica muito divertida que lança um interesse especial pelos futuros filmes do diretor.
• Melhor cena: o diálogo com o diabo aprisionado.
• Melhor suspense: Usue se aventura pelos domínios do ferreiro.
• Melhor cenografia: o covil do ferreiro Patxi, com possível influência de A Lenda de Ridley Scott.
• O texto final "J. M. Barandiaranek jasotako Patxi errementaria ipuinean inspiratua" referencia José Miguel Barandiaran (1889 - 1991) sacerdote e antropólogo, considerado o principal pesquisador da cultura basca. ("História baseada no 'Ferreiro Patxi' de J. M. Barandiaran").
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈😈
Nenhum comentário:
Postar um comentário