Il Profumo Della Signora in Nero (Itália, 1974)
Diret Francesco Barilli
Com Mimsy Farmer, Maurizio Bonuglia, Orazio Orlando, Nike Arrighi, Jho Jhenkins.
Com Mimsy Farmer, Maurizio Bonuglia, Orazio Orlando, Nike Arrighi, Jho Jhenkins.
O diferentão. Suspense italiano que escapa das convenções em vigor no período. Mimsy Farmer é Silvia, uma supervisora de laboratório que começa a ter visões e dúvidas sobre a realidade à sua volta. Vive em um condomínio de apartamentos e é constantemente sondada (ou vigiada) pelos moradores. Até que a inesperada visita de uma garota que sabe muito sobre a infância traumática de Silvia pode ser a confirmação de um estado mental problemático.
Impossível classificar Il Profumo Della Signora in Nero, que não se encaixa em nenhum modelo genérico: não é exatamente um giallo, menos ainda com um thriller tradicional. Não é B, não é sleazy e talvez possa ser "decifrado" melhor como um drama surreal na linha de Buñuel (com o perdão da aproximação). Concentra sua força e estrutura na narrativa lenta e onírica, uma vez que praticamente não há história ou trama a se desenvolver. Ao redor de Silvia os personagens parecem compor uma suspeita ordem de interesses escusos, mas isso nem fica totalmente claro ao espectador e menos ainda à pobre protagonista. Silvia se encontra mergulhada em uma teia de manifestações, bloqueios a traumas passados e personagens recorrentes cuja progressão culmina em uma sequência explícita de evisceração e canibalismo digna de um filme de Umberto Lenzi!!!
Silvia ainda reage violentamente à alguma situações e as definições óbvias entre "agressores" ou vítimas" ficam bastante obscuras. A surpresa maior: é um trabalho que jamais pretende conduzir o espectador por vias conhecidas. Seu suspense, violência, surpresas e jumps servem a compor um grande painel desconcertante às expectativas habituais do cinema fantástico.
Tecnicamente é uma produção que se mantem na boa média do período, tem música de Nicola Piovani, tem ótima foto e cenografia, mas é um filme à deriva das correntes do seu momento. Um trabalho a ser redescoberto e revisto. Destacado aos interessados em weird cinema de qualquer época!
• Cena surpresa: Silvia armada de cutelo fazendo alguns estragos.
• O diretor bissexto Francesco Barilli, tem apenas mais um longa, Pensione Paura, igualmente fora dos padrões.
• A americana Mimsy Farmer se tornou atriz cult depois de More (1969) e teve carreira consistente no suspense italiano. Destacou-se no período com La Route de Salina e Four Flies on Grey Velvet.
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈
• O diretor bissexto Francesco Barilli, tem apenas mais um longa, Pensione Paura, igualmente fora dos padrões.
• A americana Mimsy Farmer se tornou atriz cult depois de More (1969) e teve carreira consistente no suspense italiano. Destacou-se no período com La Route de Salina e Four Flies on Grey Velvet.
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈
Ninguém resiste a citar Vertigo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário