Office Killer (EUA, 1997)
Diret Cindy Sherman,
Com Carol Kane, Molly Ringwald, Jeanne Tripplehorn, Barbara Sukowa, Michael Imperioli.
Empoderada errada. Dirigido pela artista plástica e fotógrafa Cindy Sherman, este é um suspense brega e satírico que surpreende pelos motivos certos e errados! Dorine é um dedicada e retraída funcionária de uma revista de moda que acompanha os conflitos ao seu redor na redação. A tensão é crescente devido aos novos sistemas operacionais implantados na empresa e as consequentes demissões de funcionários. Dorine não irá se adaptar aos novos quadros de funcionários e sérios problemas de relacionamento começarão a revelar a insuspeitada personalidade da moça!
Entre a sátira de comportamento e o suspense, Office Killer segue a estética e o conteúdo do trabalho fotográfico de Sherman. Na linha do cinema de John Waters, o alvo do filme é o ambiente corporativo de competição declarada e abuso de hierarquia. Mas o que inicialmente é uma comédia macabra vai ganhando ares de terror na estética grotesca, especialmente nos arranjos de corpos que a assassina leva para casa. A relação com o trabalho fotográfico de Sherman é evidente (e natural) e o filme vai um pouco mais longe no estudo do comportamento doentio e na escatologia!
A acentuação kitsch já seria esperada pelos antecedentes da artista na exploração do pop norte-americano, que são a base de seu trabalho, e Sherman surpreende ainda na direção firme do bom elenco com destaque a Carol Kane como a protagonista que da simpatia comovente inicial (cuidando da mãe doente) revela progressivamente sua assustadora psicopatia velada (ainda que satírica).
Então o filme é quase uma "piada interna" para quem conhece a obra da artista e pela exposição grotesca de corpos? É possível que sim, pois se visto enquanto mais um slasher, pode decepcionar o fã corriqueiro. Impossível não associar conclusivamente que se a obra de Sherman (como Waters) se vale do grotesco descartável na cultura popular americana, então thrillers de matança corresponderiam ao kitsch na cultura cinematográfica...
• Melhor cena: as escoteiras visitam Dorine.
• Risível assustador: Jeanne Tripplehorn escondida entre a máquina de lavar e o tanque.
• Melhor perua: a asmática fumante de Barbara Sukowa.
• Participação de Eric Bogosian como o pai de Dorine no flash-back.
Expectativa 💋💋 Realidade 💋💋💋
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