31 de dezembro de 2018

Demência

Craze (Inglaterra, 1974)

Diret Freddie Francis
Com Jack Palance, Julie Ege, Diana Dors, Martin Potter.

Craze


Filme de culto.
Literalmente "de culto". Jack Palance é um antiquário em Londres que no porão de seu estabelecimento guarda a estátua do deus africano Chuku. E ele cultua a imagem fazendo rituais e sacrifícios em troca de riqueza. Uma vez confirmada a eficácia das mortes em sacrifício, Palance passa a caçar vítimas pelas noitadas da Swinging London decadente.

La Tia Alejandra

La Tia Alejandra (México, 1979)

Diret Arturo Ripstein
Com Isabela Corona, Diana Bracho, Manuel Ojeda, Maria Rebeca. 

La Tia Alejandra

Parente sendo parente. Uma fábula macabra de desconcertante singeleza. Depois da morte de sua avó, a misteriosa Alejandra vai morar com sua sobrinha e familiares. Inicialmente a visita traz soluções financeiras e a simpática senhora é de fácil convívio, mas os acontecimentos levam a simplória família ao desentendimento. Quando Malena, a irmã mais velha, começa a desconfiar dos afazeres misteriosos da velha senhora o rompimento interno é inevitável. Por baixo da aparente simpatia, tia Alejandra é uma perigosa feiticeira e confrontá-la pode trazer graves consequências e até mortes! Sua intenção parece ser tirar a família do caminho para se apossar da pequena Martita.

26 de dezembro de 2018

Zumbis na Neve

Dead Snow (Noruega, 2009)

Direct Tommy Wirkola
Com Vegar Hoel, Charlotte Frogner, Stig Frode Enriksen, Lasse Valdal. 

Dead Snow

Idiota sincero. Terror B simplinho e divertido por sua gratuidade. Olha só a story line: grupo de jovens em férias passa temporada em um chalé nas montanhas e é atacado por uma horda de zumbis nazistas. E é isso aí! Então no concept wooden-face que orienta a produção, temos a apresentação do grupo de jovens nas primeiras cenas, personagem misterioso que aparece do nada para explicar a trama aos 18 minutos e aos 27 minutos começa a ação com todas as referências sem disfarce (Evil Dead, Braindead, George Romero, oficial alemão chamado Herzog...).

23 de dezembro de 2018

Incubus

Incubus (Canada, 1981)

Diret John Hough
Com John Cassavetes, John Ireland, Kerry Keane, Erin Noble, Helen Hughes, Duncan McIntosh.

Incubus

Errado por linhas certas! Estranho e mediano terror de um diretor consagrado. O jovem Tim é atormentado por terríveis pesadelos envolvendo sessões de tortura medieval. Criado pela avó e com seu passado imerso em mistérios, Tim começa a relacionar seus pesadelos às diversas mortes de garotas ocorridas na região. A cada sonho, um novo ataque ocorre. John Cassavetes é um doutor que atende os casos e investiga os misteriosos estupros envolvendo os pesadelos de Tim, até que o inevitável confronto com a dedicada vovó revelará o passado do jovem e as sociedades de bruxas que tiveram parte nas fundações da cidadezinha local.

19 de dezembro de 2018

Turkey Shoot

Turkey Shoot (Austrália, 1982)

Diret Brian Trenchard Smith
Com Steve Railsback, Olivia Hussey, Michael Craig, Roger Ward, Carmen Duncan.

Turkey Shoot
Épico do esculacho! Sempre considerei o termo ozploitation meio deslocado e injusto. Ele serve de definição aos filmes pop produzidos na Austrália feitos para o mercado de consumo e abrangendo aventuras, thrillers, terror, por aí. São os exploit australianos. Mas exploitation geralmente define filmes B e apelações além, indo para o trash e os australianos sempre primaram por um cinema de bom nível. Mesmo seus filmes B (como Patrick, por exemplo) tinham uma invejável consistência fílmica. Mas aí apareceu este Turkey Shoot e a ficha caiu! Ozploitation! Uma aventura de fuga de presídio na qual dá tudo errado (na fuga e no filme).

15 de dezembro de 2018

The Corpse

The Corpse (Inglaterra, 1971)

Diret Viktor Ritelis
Com Michael Gough, Sharon Gurney, Yvonne Mitchell, Simon Gough.

The Corpse

Casos de família. Esquecido suspense inglês com o veterano Michael Gough fazendo um patriarca insano que submete sua família a rígidos códigos de conduta. Saiu da linha, Michael pune com surras de vara. A esposa faz a linha submissa e o casal de filhos aguenta como pode: Rupert segue alienadamente os negócios da família e Jane, por sua vez, é o principal foco de antagonismo. É a única a confrontar e questionar a situação. A tensão cresce até que mãe e filha se unem para dar um fim na situação e se livrar do patriarca-carrasco.

12 de dezembro de 2018

A Noite Devorou o Mundo

La Nuit a Devoré Le Monde (França, 2017)

Diret Dominique Rocher
Com Anders Danielsen Lie, Golshifteh Farahani.

A Noite Devorou o Mundo

Terror papo sério! Produção francesa que escolhe o gênero zumbis para um estudo sobre a solidão do homem urbano. Sam visita sua ex na intenção de recuperar suas fitas de trabalho justo no momento em que rola uma festa no apartamento dela. Insociável e irritadiço, Sam se isola em um quartinho na espera de que o evento social termine e quando termina, termina mesmo: um surto epidêmico fulminante se alastrou pela região transformando os habitantes em raivosos zumbis! Sozinho no local, Sam inicialmente trata de sua sobrevivência procurando comida nos apartamentos do prédio e depois sai a procura de mais sobreviventes.

11 de dezembro de 2018

O Estranho Mundo dos Filmes Estranhos

Taxidermia

Weirdos! Mais do que as machadadas, a violência ou brincar com as entidades sobrenaturais, uma das maiores virtudes (senão a principal) do cinema fantástico é a exploração da alternativa cinematográfica. A alternativa estética e narrativa, essenciais ao cinema enquanto aventura de criação.
Black Phillip separou aqui um punhado de esquisitices não necessariamente macabras, mas curiosas enquanto produto fílmico. Weird cinema. Quando o filme não precisa recorrer a convenções de gênero, ou melhor ainda, quando o filme intencionalmente evita convenções e se lança ao risco. Às vezes é um risco calculado, como um bungee jump, mas quase como regra, o resultado é no mínimo intrigante. Um refresco ao modelo consagrado pela industria e que nos é imposto por todas as vias de que essa industria dispõe.

10 de dezembro de 2018

20 Perdidos Numa Década Suja

Malditos, pervertidos, desvirtuados! Depois que os anos 60 impulsionaram uma mudança sem precedentes na produção cultural e uma liberdade de discursos bastante rica, coube à década de 70 assimilar as novas possibilidades e explorar ainda mais as liberdades conquistadas. Fosse do bom ou do pior, é possível que em nenhum outro momento na história da cultura de massa tenha-se visto a profusão cinematográfica de absurdos estéticos, políticos, financeiros ou de conteúdo, como os que foram produzidos nesse intervalo cultural entre a Golden Age e a moralização protocolada contemporânea.

5 de dezembro de 2018

The Lodgers

The Lodgers (Irlanda, 2017)

Diret Brian O´Malley
Com Charlotte Vega, Bill Milner, Eugene Simon, David Bradley, Roisin Murphy.

The Lodgers

Na Irlanda também tem! Terror e fantasia em uma produção irlandesa que surpreende na austeridade. Rachel e Edward são irmãos que vivem confinados em uma velha mansão de propriedade da família. Apesar das dificuldades financeiras e das condições até perigosas do local sem manutenção os jovens permanecem impedidos de sair. Entidades espirituais que habitam a mansão os mantém prisioneiros por condições e regras impostas.