Ready for Freddie?! Diretor e fotógrafo inglês de notável carreira nas duas atividades. Frederick Francis (1917 - 2007) teve uma lendária carreira na fotografia e uma notável predileção pelo gótico e terror. Na direção, Francis foi eficiente na média pop do fantástico em diversas ocasiões e isso o destaca como um dedicado artífice mais do que um pretensioso visionário ou revolucionário. Um idôneo do cinema de terror. O formato old school de filmes em episódios, como Dr Terror House of Horrors, Tales of Witness Madness ou Torture Garden, vale como registro histórico do pulp cinematográfico. Modelos clássicos insuperáveis.
• Francis iniciou atividades como assistente de câmera e passou a fotografia em meados dos anos 50 acumulando bons créditos e uma premiação com Oscar por Sons and Lovers (1960). Depois de The Innocents (1961) e A Night Must Fall (1964) dedicou-se à direção. Sua associação aos estúdios Amicus e Hammer o destacou como um respeitável diretor no fantástico e terror. Seu Evil of Frankenstein é o melhor da série depois do primeiro. Confira a lista de destaques e a invejável sequência de grandes momentos assinados pelo diretor.
Mas, claro, nem tudo são flores na visita revisionista à sua obra, Deadly Bees peca pela lentidão e Son of Dracula (com Ringo Starr e Harry Nilsson) é um equívoco que só dá pra encarar com boa vontade cult.
Após anos na direção, Francis voltou à fotografia em 1980 (com O Homem Elefante) e reafirmou seu talento na integridade atmosférica de filmes como Tempo de Glória e Cabo do Medo. Para David Lynch, fotografou O Homem Elefante, Duna e Straight Story, seu último crédito.
Voltaria a dirigir ocasionalmente. The Doctor and the Devils de 1985 confirma sua invejável longevidade criativa.
Alguns destaques
1963 Paranoiac • Herdeiros de uma rica família são alvos de intriga por um misterioso articulador. Belo gótico contemporâneo. Já incluído em Thriller das 5.
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1965 Hysteria • Robert Webber acorda desmemoriado depois de um acidente e precisa reconstruir sua vida a partir de um mínimo de dados: a foto de uma garota e um endereço. Delírios e personagens misteriosos o conduzem a uma trama criminosa. Suspense leve e comportado em produção Hammer. Segue a linha de filmes como Mirage mas sem maior destaque. O elenco fraco compromete. 😈😈
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1965 The Skull • Christopher Lee e Peter Cushing são colecionadores de objetos raros, entre eles o crânio do Marquês de Sade que influencia maleficamente quem o possuir. Clássico do período. Veja o post.
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1966 The Psychopath • Roteiro de Robert Bloch e produção da Amicus. Misteriosos assassinatos envolvem um grupo implicado em posses imobiliárias. Suspense mediano na linha investigativa e bastante comportando em sua narrativa, mas com um notável apuro visual em sua atmosfera vitoriana, os casarões, a senhora cadeirante cercada por dezenas de brinquedos e os bonecos colocados nas cenas de crime. Um impecável show visual (como em The Skull). 😈😈😈
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1968 Dracula Has Risen From the Grave • Entre os bons da série com Christopher Lee. O Monsenhor Ernst visita o vilarejo onde mortes ainda são atribuídas à Drácula! O Monsenhor exorciza o castelo, mas Drácula é reanimado e sai do lago congelado onde havia sido sepultado no filme anterior. Com roteiro de poucas ideias, Francis faz o que pode para dinamizar a narrativa. Elenco simpático e um pouquinho de psicodelismo nos filtros coloridos quando o Conde aparece. 😈😈😈
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1970 Trog • Joan Crawford, em seu último filme, é uma paleontóloga que descobre uma criatura humanoide que pode ser o elo perdido na evolução humana. Michael Gough é o vilão que desaprova as atividades de pesquisa da doutora. Produção B que se tornou cult pela gratuidade absurda de seu roteiro simplório. A criatura usa uma das máscaras simiescas aproveitada de 2001 e a ótima trilha musical é de John Scott, habitual colaborador dos documentários de Jacques Cousteau. 😈😈_______________________________
1972 Tales From the Crypt • Coletânea de episódios baseados nas famosas HQs dos anos 50. Veja o post.
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1973 Creeping Flesh • Peter Cushing é um cientista que descobre como recompor o corpo de uma criatura milenar. Veja o post.
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1974 Craze • Jack Palance oferece sacrifícios a um deus africano em plena Swinging London. Mediano e estilizado suspense. Veja o post.
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1985 The Doctor and the Devils • Timothy Dalton é um doutor que recebe corpos de fornecedores diversos para suas aulas de anatomia. Os pagamentos por cadáveres frescos provocam uma onda de crimes na localidade. Stephen Rea e Jonathan Pryce são os assassinos. Com produção da BrooksFilms de Mel Brooks, o suspense é baseado no famoso caso de Burke & Hare (que também havia sido adaptado em The Flesh and the Fiends). Visualmente é impecável, mas a direção automática compromete a empatia. 😈😈😈
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