Vertige (França, 2009)
Diret Abel Ferry
Com Fanny Valette, Nicolas Giraud, Maud Wyler, Johan Liberau, Raphael Lengelt.
Na corda bamba! Suspense bem bacana mas que oscila perigosamente entre bons e maus momentos. Cinco amigos em excursão pelas montanhas na Croácia irão enfrentar alguns perigos nas trilhas irregulares, nas desavenças internas e nas inseguranças emocionais. Mas nada comparável a um montanhês demente que deixou armadilhas pela região e começa a caçá-los sem piedade.
Vertige não tem nada de novo na linha dos terror in the woods. E a sucessão de eventos é bastante clara no alinhamento de ingredientes como manda a receita: o grupo perde o líder e tem que se virar, a personagem mais abalada mostra uma insuspeitada força de ação, quando o grupo faz fotinho de curtição, já sabemos que vai dar ruim pra todo mundo, e quando armadilhas de caça começam a funcionar... pode esperar a carnificina.
Pena mesmo é que o filme tem seus problemas de conteúdo e não satisfaz como um todo: a primeira parte nas montanhas é incrivelmente bem narrada. Tem grandes cenas de escalada e uma ótima intensidade dramática, especialmente acentuada pela trilha sonora. A expectativa pelo que vem é inevitável e Vertige escorrega na sequência, com a entrada de Anton, um montanhês vivendo isolado e regredido à condição quase primitiva.
Na oscilação e falta do que contar, o filme quase se perde da ótima abertura ao confronto óbvio com o montanhista. O problema é que com tanta histeria e desespero em cena não sobrou direção (e roteiro) para narrar alguma outra coisa. A pancadaria é de primeira e impressiona, pena que não é o conteúdo principal do filme.
Mas sem querer ser muito chato, dá pra se manter atento até o fim, apesar do desequilíbrio emocional em momentos limite ser a tônica, e não a ação ou o terror.
• Melhor suspense: a queda da plataforma de madeira!
• É terror sim: quando aparecem as cabeças penduradas no porão!
• Melhor suspense: a queda da plataforma de madeira!
• É terror sim: quando aparecem as cabeças penduradas no porão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário