La Coda Dello Scorpione (Itália, 1971)
Diret Sergio Martino
Com Evelyn Stewart, George Hilton, Anita Strindberg, Luigi Pistilli, Alberto de Mendoza, Janine Reynaud, Luis Barboo.
Giallo modelo. Junto a Dario Argento, o diretor Sergio Martino foi um dos delineadores do formato giallo em sua série de grandes thrillers iniciada com O Estranho Vício da Sra. Wardh. Lisa (Evelyn Stewart) recebe um seguro de um milhão de dólares depois da morte do marido e logo uma rede de interesses e assassinatos se forma em torno dela. Entra em cena o playboy Peter (George Hilton) como único capaz de auxiliá-la.
Thriller modelar na estética dos giallos. Quase uma reunião de elementos narrativos dos filmes de Hitchcock, com personagens eliminados antes da hora, pistas falsas (red herrings), o personagem avulso que entra na trama meio sem querer, surpresas violentas e invenções visuais a cada oportunidade. Navega em seu próprio mundo de tramas indecifráveis, assassinos de luva preta e recompõe toda a ordem de seu universo na explicação final.
O grande mérito do filme é sua ótima dinâmica visual que não perde o interesse em nenhum momento, nem mesmo nos dispensáveis interlúdios eróticos dos protagonistas. Seja apelando ao kitsch dos cenários ou a pesadas luzes expressionistas nos momentos de suspense ou ainda a abusados momentos de violência, La Coda Dello Scorpione entretém com invejável propriedade. Agora, notável mesmo é a solução da trama e dos crimes e os cuidados narrativos para nos despistar durante toda a narrativa.
Além dos filmes policiais, garrafas de J&B também compareceram muito nos giallos! |
No elenco de caras conhecidíssimas do cinema popular italiano, temos a beleza angulosa da sueca Anita Strindberg como a repórter que investiga os crimes, a eterna coadjuvante Evelyn Stewart (Ida Galli) como a herdeira do milhão, o onipresente Luigi Pistilli como o detetive encarregado das investigações e o sempre correto Alberto de Mendoza dando moral extra ao show.
• Atenção aos quadros de desorientação espacial como na cena da correria pela escada espiral, os amantes de cabeça para baixo sobre a forração amarela, Janine Reynaud morrendo com a cara na janela, ou a inacreditável disposição horizontal no diálogo entre Hilton e o detetive, como o cúmulo do enquadramento style! (é até questionável que muita invenção visual aqui possa ter influenciado Argento! Algo a se estudar...)
• O uruguaio George Hilton celebrizou-se ao estrelar uma dúzia de faroestes nos anos 60. Com a decaída do gênero na entrada dos anos 70, Hilton (como diversos outros) manteve-se no mercado em filmes de suspense e policiais.
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