The Sonata (2018)
Diret Andrew Desmond
Com Freya Tingley, Simon Abkarian, James Faulkner, Rutger Hauer.
Mistério camerístico. Rose é uma violinista jovem prodígio, filha do renomado compositor clássico Richard Marlowe (Hauer). Devido ao relacionamento incerto e ausência paterna em sua vida, Rose esconde a informação sobre o parentesco até mesmo de seu mentor Charles. Mas com o falecimento do compositor, a jovem herda seus copyrights e sua mansão na França. Quando visita o local descobre uma partitura que pode ser a última peça escrita pelo renomado compositor. Uma peça camerística inédita, de cifras misteriosas e que tem supostos poderes de invocação.
Auxiliada por Charles, Rose decide desvendar o mistério por trás dessa obra, e quanto mais ela tem visões de presenças pela mansão, mais Charles se convence do poder mercadológico que a peça representa em suas carreiras. Sua insistência na decifração e execução da obra começam a levar Rose ao colapso emocional.
Co-produção entre EUA, Inglaterra, França, Rússia e Letônia (!) que parte de uma premissa excelente, e a desenvolve medianamente, referenciando o cinema de décadas passadas. Muito valorizado pela trilha musical do francês Alexis Maingaud, em linguagem sinfônica, o filme só tropeça na dupla central, que não entusiasma muito. Rose e Charles precisavam de atores mais intensos para sustentar o andamento.
A direção do inglês Andrew Desmond opta pelo mistério e o show se sustenta como um filme velha-guarda no qual o ambiente do casarão, as descobertas e pistas ocultas nas partituras são mais importantes do que jumps emocionais na composição do discurso narrativo. Ótima opção, considerando a reclusão do compositor, o mistério envolvendo a peça e a Ordem Famulus, uma maligna sociedade secreta de século XIX. Com elegância e andamento pausado, este até poderia ser um filme da Hammer – era só colocar um incêndio no final!
Na verdade The Sonata nem é grande coisa, mas é um daqueles filmes que poderia ter sido tão grande e tão legal que é inevitável falar bem. Quem sabe vire um cult com o tempo...
• Ótimo susto: o retrato de Rutger Hauer.
• Coisa de pesadelo: as estátuas dançando no jardim!
• Um dos últimos trabalhos do mais famoso replicante, Rutger Hauer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário