VFW (EUA, 2019)
Diret Joe Begos
Com Stephen Lang, Fred Williamson, William Sadler, David Patrick Kelly, Martin Kove, Tom Williamson, Sierra McCormick.
Porradaria geriátrica. Suspense divertido e sem maiores pretensões. Como um autêntico filme B de programa duplo, VFW entretém pela simplicidade e quando aparece um Fangoria Presents na tela, um misto de saudosismo e promessa trash se configura na expectativa. A história é sobre uma nova droga, chamada Hype, que é roubada de um traficante pela jovem Lizard, como vingança por sua irmã morta. A jovem se refugia em um bar de veteranos de guerra, que acaba cercado pela comunidade de marginalizados. E está formado o palco para a pancadaria.
Os ligeiros diferenciais são que, a droga provoca um estado de euforia nos atacantes (chamados hypers) que os aproxima de zumbis raivosos e o bando de veteranos é composto por eternos coadjuvantes do cinema americano, assustadoramente acabados em cena! E o filme não pretende ir além dos confrontos violentos. Sendo assim a graça é justamente a porradaria sangrenta logo que os veteranos preparam as armadilhas e se armam como podem. E alguém queria ver algo mais? Entre tiros, machadadas na cabeça, desmembramentos e granadas de bola de tênis, VFW se mantém bem, apesar de visivelmente capenga nas cenas de ação com os vovôs.
É o tipo de filme que depende demais da simpatia de quem assiste mais do que de sua consistência interna. A fotografia noturna de berrantes contrastes de luz vermelha e azul é um dado extra na atmosfera sufocante, assim como a boa trilha techno-rock que remete aos anos 80. Entre inúmeros clichês descarados de situações emocionais e diálogos batidíssimos, o filme é uma diversão ligeira de matinê hardcore.
Resumo: VFW nem é grande coisa, mas para sua sorte configurou o básico do básico: simpatia. Abra umas cervejas e aproveite.
No elenco de caras conhecidas, Stephen Lang teve sua melhor chance como o Coronel Miles de Avatar. Fred Williamson é veterano desde os filmes do blackpower cinema, sempre ativo, sempre bom. David Patrick Kelly, o baixinho tranqueira de Warriors, aparece pouco. Martin Kove foi o treinador bad guy em Karate Kid. E William Sadler, o vilão de Duro de Matar 2, está irreconhecível como o fanfarrão Walter.
• VFW: Veteran of Foreigner War.
• Melhor cena: Fred Williamson cheira um punhado de pó e parte pra briga!
• Melhor cena 2: esmagamento a caminhão.
• Citação barata de Wild Bunch: – Let´s go! – Why not?
Expectativa 🪓🪓 Realidade 🪓🪓🪓
Nenhum comentário:
Postar um comentário