28 de junho de 2020

VFW

VFW (EUA, 2019)

Diret Joe Begos
Com Stephen Lang, Fred Williamson, William Sadler, David Patrick Kelly, Martin Kove, Tom Williamson, Sierra McCormick.

VFW

Porradaria geriátrica. Suspense divertido e sem maiores pretensões. Como um autêntico filme B de programa duplo, VFW entretém pela simplicidade e quando aparece um Fangoria Presents na tela,  um misto de saudosismo e promessa trash se configura na expectativa. A história é sobre uma nova droga, chamada Hype, que é roubada de um traficante pela jovem Lizard, como vingança por sua irmã morta. A jovem se refugia em um bar de veteranos de guerra, que acaba cercado pela comunidade de marginalizados. E está formado o palco para a pancadaria.

Os ligeiros diferenciais são que, a droga provoca um estado de euforia nos atacantes (chamados hypers) que os aproxima de zumbis raivosos e o bando de veteranos é composto por eternos coadjuvantes do cinema americano, assustadoramente acabados em cena! E o filme não pretende ir além dos confrontos violentos. Sendo assim a graça é justamente a porradaria sangrenta logo que os veteranos preparam as armadilhas e se armam como podem. E alguém queria ver algo mais? Entre tiros, machadadas na cabeça, desmembramentos e granadas de bola de tênis, VFW se mantém bem, apesar de visivelmente capenga nas cenas de ação com os vovôs. 

É o tipo de filme que depende demais da simpatia de quem assiste mais do que de sua consistência interna. A fotografia noturna de berrantes contrastes de luz vermelha e azul é um dado extra na atmosfera sufocante, assim como a boa trilha techno-rock que remete aos anos 80. Entre inúmeros clichês descarados de situações emocionais e diálogos batidíssimos, o filme é uma diversão ligeira de matinê hardcore.

Resumo: VFW nem é grande coisa, mas para sua sorte configurou o básico do básico: simpatia. Abra umas cervejas e aproveite.

No elenco de caras conhecidas, Stephen Lang teve sua melhor chance como o Coronel Miles de Avatar. Fred Williamson é veterano desde os filmes do blackpower cinema, sempre ativo, sempre bom. David Patrick Kelly, o baixinho tranqueira de Warriors, aparece pouco. Martin Kove foi o treinador bad guy em Karate Kid. E William Sadler, o vilão de Duro de Matar 2, está irreconhecível como o fanfarrão Walter.

• VFW: Veteran of Foreigner War.
• Melhor cena: Fred Williamson cheira um punhado de pó e parte pra briga!
• Melhor cena 2: esmagamento a caminhão.
• Citação barata de Wild Bunch: – Let´s go! – Why not?

Expectativa 🪓🪓     Realidade 🪓🪓🪓

VFW

Nenhum comentário:

Postar um comentário