Next of Kin (Austrália, 1982)
Diret Tony WilliamsCom Jacki Kerin, John Jarrat, Alex Scott, Gerda Nicolson, Charles McCallum.
Pequena pérola. Mais uma vez a avaliação se repete: Next of Kin foi uma das primeiras fitas seladas disponíveis em nosso mercado de VHS, lá pelos idos da década de 80, e revê-lo agora traz uma nova percepção. Muito do que perdemos na época com as cópias ruins e adaptação inadequada à tela cheia das TVs, pode ser reavaliado nestes tempos de cópias digitais.
O filme é uma daquelas pérolas meio esquecidas do fantástico australiano e só isso já o destaca da média das produções corriqueiras dos anos 80. Linda é uma jovem que precisa se envolver na administração de uma casa de tratamento de idosos, depois do falecimento de sua mãe, diretora do local. Mas logo alguns mistérios começarão a incomodá-la. Mortes que parecem ocasionais no prédio podem fazer parte de uma vingança e Lisa vai fazendo descobertas nos diagnósticos de falecimentos e tendo visões que podem colocá-la em risco. É possível que ela esteja sendo conduzida ao mesmo fim de sua mãe!
Next of Kin tem a simpatia de sua despretensão como virtude principal e resulta em um exemplar slow burning, um suspense de construção crescente até o sufocante epílogo. Meio arrastado e interiorizado no drama da personagem central, mas a estrutura em volta dela, com uma gama interessante de personagens suspeitos, amarra o mistério de modo muito satisfatório até a loucura tomar forma em enquadramentos estranhos, violência no epílogo e a trilha eletrônica de Klaus Schulze que acrescenta um toque extra de esquisitice no suspense. Pontuado por detalhes estéticos, entre o experimental e o tradicional, o filme se garante muito bem ainda hoje como um bom exemplar do ozploitation.
• O diretor Tony Williams tem carreira ligada a documentários. Este é seu único filme de horror. Que pena.
• Participação de John Jarrat, que hoje é conhecido como o assassino de Wolf Creek.
• A expressão next of kin geralmente se refere a responsabilidades atribuídas a alguém decorrente do falecimento de algum parente próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário