Underwater (EUA, 2020)
Diret William Eubank
Com Kristen Stewart, Vincent Cassel, T. J. Miller, John Gallagher Jr, Jessica Henwick, Gunner Wright, Mamoudou Athie.
Alien molhadinho. Aventura e suspense bem bacana retomando ideias passadas, agora em produção digital. Trabalhadores de um complexo submarino de extração de petróleo precisam fugir da estação quando a instabilidade na pressurização ameaça as instalações. Para alcançar estações próximas utilizam os meios imediatamente disponíveis, como elevadores de carga e até trajes submarinos para se deslocar a pé pelo leito do oceano. Mas a situação se mostra realmente perigosa quando descobrem uma raça de criaturas humanoides atacando na região.
Underwater então é uma espécie de variação sobre a situação básica de Alien, e o filme assume a referência em alguma claras citações ao clássico de Ridley Scott e retoma a onda de aventuras submarinas da era Segredo do Abismo (1989). Intensificando o suspense em diversas sequências de claustrofobia, o filme apavora mesmo nos espaços abertos submarinos, pela escuridão reinante e uma sucessão de situações que nunca deixam o show cair na monotonia: aos sete minutos a correria já começou com o apavorante esmagamento dos corredores da estação! O ponto alto é a chegada da equipe às instalações de destino, que lhes reserva uma grande surpresa.
Como um grande e asfixiante pesadelo, Underwater é diversão masoquista de primeira. No elenco de gente chata, Vincent Cassel se destaca como o capitão decidido e T. J. Miller acrescenta algum humor como o amalucado Paul, porém Kristen Stewart continua parva, John Gallagher faz nada e o resto é body count... No geral, o filme é um diversão passageira, em produção impecável e direção firme do iniciante William Eubank.
Nenhum comentário:
Postar um comentário