La Cueva (Espanha, 2014)
O velho truque do passeio que vira pesadelo. Suspense manjadíssimo seguindo a receita do found footage, porém com mais qualidades do que se poderia imaginar. Cinco jovens amigos em férias, deixam Madri e partem para o interior para fazer as coisas que se faz em férias: palhaçadinha na rodoviária, filmar o coleguinha no banheiro, flertar com as amigas, acampar e fazer fogueira, beber e arrotar a vontade, fazer nada de dia e transar de noite. Até que descobrem uma gruta litorânea de aparência muito particular e decidem explorá-la!
Os cinco, então, entram no local sem maiores precauções e ficam perdidos pelas passagens estreitas! Com o esgotamento das reservas de alimento precisam apelar ao extremo: decidir quem deve morrer para a manutenção dos demais.
La Cueva segue a velha receita do terror/suspense de incontáveis outras produções. Quando vemos as brincadeiras do quinteto lá no início, a foto grupal diante da caverna e tal, já é totalmente previsível o que vem adiante. Mas o suspense vem com tanta determinação que é bem fácil embarcar na aventura. E para se fazer um levantamento de coisas boas, temos um elenco chatinho, mas dirigido com firmeza, uma situação de roteiro "sem saída" mas que envolve emocionalmente na medida adequada sem aborrecer, a opção estética em tirar o elenco da vertical durante a aventura toda e a intransponível claustrofobia dos estreitos rochosos, pelo filme todo!!! E menção honrosa à pavorosa caverna que parece ter sido desenhada pelo Giger! La Cueva é isso: um velho truque em cinema, mas feito com boa vontade em um resultado que entretém. Um exercício em desespero!
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈😈
Nenhum comentário:
Postar um comentário