20 de outubro de 2020

O Mensageiro de Satanás

Evilspeak (EUA, 1981)

Diret Eric Weston
Com Clint Howard, Don Stark, R. G. Armstrong, Joe Cortese, Charles Tyner, Claude Earl Jones, Hamilton Camp.

evilspeak


Saudosismo trash. Conhecido dos tempos do mercado de fitas VHS este terrorzinho B é a cara da indulgência pop dos anos 80! E se esse juízo for assumido como uma virtude, então Evilspeak é um indiscutível clássico de sua era. Uma espécie de Carrie em versão demoníaca. Em uma academia militar, Stanley Coopersmith é o paspalho escolhido para bullyings e humilhações e pranks e o que mais puder servir de ferramenta de exclusão pelos cadetes veteranos e até pelos superiores. Quando está cumprindo um castigo e fazendo a limpeza dos porões da capela local, Coopersmith descobre os pertences de um monge espanhol que foi banido de sua ordem por adoração satânica.

Utilizando seu computador de estudos, o inocente cadete traduz as rezas e invocações até que encontra a força necessária para uma vingança contra toda a instituição que o ridicularizou pela vida toda, pelo filme todo. E como Carrie, Coopersmith (o esquisitão maior Clint Howard) será tomado pela força maligna como a melhor forma de retaliação.

Na linha dos terrores teen que assolaram a década de 80 este Evilspeak é um primor de idiotice! A curiosidade imediata é que nenhum personagem desperta simpatia, nem mesmo o protagonista, um consumado paspalhão à beira do retardamento mental. Os demais ou são sádicos incorrigíveis ou completos alienados. E, assumindo a farsa descompromissada, o filme segue aos trancos com suas ações infundadas como o interesse da secretária do diretor pelo livro cabalístico, ação que desperta a fúria dos porcos do curral (!), ou a absurda inocência de Coopersmith em relação aos fatos a seu redor, ou o computador que passa a "energizar" e conduzir a força satânica, ou a vista-grossa que os superiores fazem dos bullyings constantes... E o filme culmina na hilária vingança com o arregalado Clint Howard, de cabelo em pé, levitando e decapitando geral!!! Mas para falar de coisas boas, o filme tem uma ótima atmosfera fotográfica pelos porões góticos da capela, efeitos bem aproveitados e um desprendimento tamanho por fundamentos que faz a coisa toda funcionar em modo vale-tudo.

• Piada pavorosa: o veteraníssimo R. G. Armstrong fazendo a Regan de cabeça virada!
• Cena bizarra: o "empalamento para cima" na roda de cravos!
• Esteve listado na notória seleção de Video Nasties por algumas cenas mais pesadas, como a do coração arrancado, mas a versão que circula está visivelmente reduzida como na cena da morte da secretária mastigada por porcos na banheira!
• Um dos raros destaques de protagonista do veterano Clint Howard, o baixinho bizarro especializado em tipos estranhos, ator mirim em séries de TV (Bonanza, Jornada nas Estrelas) e que continua na ativa em filmes B.

Expectativa 💻💻     Realidade 💻💻

evilspeak


Nenhum comentário:

Postar um comentário