Annihilation (UK, 2019)
Com Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez, Tuva Novotny, Tessa Thompson, Oscar Isaac.
Horrível beleza. Notável estilização em terror-cósmico com uma capacidade rara em imersão narrativa. A queda de um meteoro em um farol provoca a contaminação em uma região costeira causando transformação na flora e fauna locais. Mas a contaminação está em expansão e missões exploratórias tentam estudar o fenômeno que pode ser uma ameaça planetária.
Uma nova equipe constituída por cientistas e biólogas faz mais uma tentativa de levantar dados investigando a região até o farol, onde o meteoro caiu, mas os desentendimentos e desorientação causados no local podem por a missão e a segurança das integrantes em risco. A doutora Lena (Natalie Portman) é recolhida pela organização que examina a região, depois que seu marido reaparece após uma missão fracassada, e é integrada á nova equipe de investigação. Logo a equipe descobre que a queda do meteoro trouxe uma espécie de fungo que impregna as formas de vida alterando-as em fusões orgânicas.
Baseado no primeiro livro da trilogia Comando Sul do escritor Jeff Vandermeer, Annihilation é um show de técnica e narrativa que tanto carrega em elementos pop, ação, tiros e monstros, quanto elementos psicológicos: a alteração causada em humanos também depende dos estados mentais e comportamentais de cada um dos expostos. Assim, as transformações são como uma "conveniência biológica" aos envolvidos mais do que uma mera ação invasiva. Lena, por exemplo, está disposta a cumprir a missão e voltar, e por isso talvez não seja tão infectada como as demais. A psicóloga, dra. Ventress (Jennifer Jason Leigh), busca apenas a compreensão da situação e pode ficar retida em submissa adoração ao chegar ao farol. Entre os perigos físicos e psicológicos, Annihilation compõe sua teia de ameaças onde nem mesmo o "final feliz" está livre de contaminação. Alternando ação e enigmas, o filme faz uma apavorante imersão sensorial nos matizes multicores de suas paisagens orgânico-psicodélicas como poucos na ficção contemporânea.
• Bizarrice: o javali com voz humana chamando "socorro"!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário