The Empty Man (EUA, 2020)
Com James Badge Dale, Sasha Frolova, Marin Ireland, Ron Canada, Stephen Root, Robert Aramayo.
Pop sofisticado. Eficiente thriller e terror na primeira direção do documentarista David Prior. Conta a aventura de James Lasombra (Lasombra?!), um ex-policial, recluso e de vida social neutra que se empenha em desvendar o desaparecimento da jovem Amanda, filha de sua ex-namorada. A garota parece ter ingressado em um "coaching espiritual" e está desaparecida, para surpresa da mãe e da polícia. Quando os amigos de Amanda aparecem mortos, depois de invocarem uma entidade, James inicia a busca pela jovem e se infiltra na Pontifex, empresa que oferece os treinos em expansão de consciência e espiritualidade.
Partindo de dois elementos sempre interessantes na cultura pop como cultos alternativos e sociedades secretas de dominação, The Empty Man faz da investigação do ex-policial a linha narrativa do filme. Em ritmo pausado, apreensivo e com bastante margem aos dramas pessoais e os traumas de James, revelados em flashes, o filme não tem pressa, não opta pela narrativa em surto de adrenalina e justamente por isso envolve muito bem em suas duas horas e dez minutos.
Baseado em uma Graphic Novel de mesmo nome, o filme integra um pouco de elementos diversos, como conjunção cósmica, realidades paralelas, lapsos temporais, sociedades secretas e satisfaz plenamente no entretenimento macabro a que se propõe. E a direção conduz com tanta propriedade que dispensa os ingredientes do cinema-pipoca na jornada de James à compreensão do empty man e, consequentemente, em aproximação a ele. Assim, o filme não abusa de jumps idiotas, excessos escatológicos ou violência, para compor um grande show atmosférico de sugestão e mistério. Elegante e totalmente atmosférico, The Empty Man pode acabar reconhecido como um dos mais divertidos filmes do pop-fantástico moderno.
• Como em toda obra pop contemporânea, o filme faz lembrar de outros trabalhos, no caso, The Wicker Man e Coração Satânico saltam como referências imediatas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário