The Jacket (EUA, 2005)
Adrien's Ladder. Drama e suspense explorando eficientemente a projeção a realidades alternativas. Jack Starks (Adrien Brody) é um fuzileiro em serviço no Irã que, depois de ferido na cabeça, passa por um processo extenuante de recuperação. Os métodos do Dr. Thomas (Kris Kristofferson), responsável pelo seu caso, incluem confinamento e imobilização em uma camisa de força e Jack começa a delirar em realidades paralelas sob ação de drogas. Sua percepção o leva a quinze anos no futuro, quando já deveria estar morto!
E nessa projeção para 2007, Jack trava contato com uma jovem do passado e tenta descobrir o desfecho de seu tratamento e como foi levado à morte um ano após sua internação. Mas nenhum dos envolvidos parece disposto a revelar a verdade.
The Jacket se caracteriza como um drama fantástico que lembram um pouco Jacob's Ladder (Alucinações do Passado) pelas idas e vindas do protagonista às realidades paralelas. É um trabalho que concentra sua força de direção mais em aspectos dramáticos do que de horror. E para isso, conta com um ótimo elenco, com destaque a Daniel Craig como o louco favorito do filme, mais ou menos como fizera Brad Pitt em Os 12 Macacos. O resultado é meio irregular em sua narrativa que parece focar a motivação do personagem central no auxílio à jovem que perdeu a mãe, mais do que em seu próprio destino. Situação que desequilibra o centro dramático do filme. Mas é um escorregão que nem compromete tanto, e The Jackett se mantém como um suspense psicológico bem envolvente em seu mórbido fascínio.
• O diretor inglês John Maybury tem carreira incerta no cinema, tendo feito diversos clipes musicais e se destacado com Love is the Devil (1998), biografia do pintor Francis Bacon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário