Rare Exports (Finlândia, 2010)
Da Finlândia para o Shopping. Fantasia cômica que remete às origens folclóricas da lenda do Santa Claus. Uma escavação na Finlândia descobre a montanha onde a criatura que originou a lenda do Papai Noel está enterrada e decide resgatá-lo das profundezas, mas libera uma horda de duendes malignos que começam a raptar as crianças da região. Mais ainda: os duendes se alimentam de renas e põem em risco o comércio dos fazendeiros locais. Um grupo se organiza para contra-atacar e reverter a situação.
E cabe ao jovem Pietari, filho do fazendeiro Rauno, pesquisar a lenda para compreender a ameaça de forma mais ampla e propor soluções antes que os velhos duendes descongelem a criatura gigante retirada das escavações.
Entre a aventura, o horror, e humor anárquico, Rare Exports é uma especiaria cinematográfica que depende de alguma boa vontade para sua aceitação. Pesa muito a seu favor a originalidade e desprendimento de modelos. E na narrativa, onde tudo acontece gratuitamente, como em uma fábula, o pequeno Pietari assume a liderança heroica e condução dos adultos até poder confinar todos os duendes e adestrá-los. A solução hilária para os problemas financeiros dos fazendeiros é o ponto chave do filme.
Divertido, despretensioso e bem conduzido, Rare Exports é um aperitivo natalino que passa longe da breguice atribuída aos festejos da data.
• Ponto negativo: o Santa Monstro nem tem chance de aparecer.
• Desenvolvido à partir dos curtas do diretor com o mesmo tema.
Expectativa 🎅🎅 Realidade 🎅🎅🎅
Quanto custa um Papai Noel?! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário