Silent Night (UK, 2021)
Com Keyra Knightley, Mathew Goode, Roman Griffin Davies, Sope Dirisu, Lucy Punch, Lily-Rose Depp, Rufus Jones, Annabelle Wallis, Davida McKenzie.
As definições de subversão foram atualizadas. Intrigante, desconcertante e absolutamente incômoda produção britânica que mistura gêneros com rara maestria. Nell e Simon são um casal bem situado que recebem amigos e parentes para uma ceia natalina em seu casarão de campo. Como seria natural, alguns desentendimentos e segredos virão à tona atrapalhando o sentimento de confraternização tão importante ao momento. Mas algo se mostra realmente preocupante quando o garoto Art está mais atento às notícias sobre um acidente ecológico e métodos de suicídio, do que na noite de Natal.
Pior ainda: com a passagem das horas, todas as desavenças parecem perder importância diante de um medo maior que se avizinha e a todos desequilibra. O jovem Art parece ser o único dos presentes com capacidade em questionar a situação e os medicamentos distribuídos pelo governo especialmente para a situação limite que parece se manifestar em escala planetária. E o que a princípio era uma reunião familiar corriqueira começa a se revelar uma grande farsa, um atenuante artifício social de comum acordo entre os participantes até o implacável conflito final.
Em tempos de pandemia, Silent Night é um apavorante suspense que comenta sobre a grande máscara social e a opção em iniciar o filme na forma de uma sitcom familiar torna ainda mais potente sua subversão. Sua capacidade em ironizar convenções só se percebe quando é tarde demais e se dá por vias sutilíssimas na trama aparentemente pueril. Pode-se supor que o filme subverte até mesmo a necessidade doentia pelo escapismo do humor e a aparente sitcom inicial tem na verdade um velado toque macabro. Dessa forma, o filme mergulha personagens e espectadores em um desmascaramento cruel de convenções e conveniências sociais.
Quando Art argumenta com o doutor James sobre as verdades aceitas coletivamente, levanta a questão da submissão social ante verdades dadas, ante verdades midiáticas ou simplesmente ante verdades convenientes que aceitamos. E a ideia da morte coletiva, consensual e com hora marcada é algo visto com rara contundência como aqui. Enfim, Silent Night é repleto de sutilezas que levam a profundidades raramente exploradas na cultura pop.
• Compreensão e horror: Art encontra o carro dos vizinhos.
Expectativa 🎄🎄 Realidade 🎄🎄🎄🎄
Nenhum comentário:
Postar um comentário