Ultrasound (EUA, 2021)
Com Vincent Kartheiser, Breeda Wool, Chelsea Lopez, Bob Stephenson, Tunde Adebimpe, Chris Gartin, Rainey Qualley, Porter Duong.
Fake Life. Suspense e ficção de construção aflitiva e envolvente. O primeiro longa dirigido pelo produtor Schroeder foi feito para aqueles que adoram um filme de realidades alteradas e percepção oblíqua do real. Suposto real no caso. Partindo do clássico clichê do carro quebrado, acompanhamos o tormento de Glen depois que os pneus furam numa noite de chuva. Ele encontra socorro na casa de Art, um depressivo muito solícito, casado com uma esposa bem mais nova. E Art permite que Glen desfrute da casa, da comida, da bebida e até sugere que ele durma com sua esposa!!!
Ultrasound começa assim, propondo um deslocamento de leituras bastante incômodo. Glen não está totalmente adaptado aos súbitos favorecimentos, e as superfícies refletivas (assim como as mudanças de eixo de filmagem) vão lançando suspeitas para além das superfícies. E quando Cindy, a jovem esposa de Art, aparece grávida, a situação de Glen se confunde ainda mais e as superfícies se misturam com a entrada da doutora Shannon, dedicada e empenhada no caso de Glen. "Memórias erradas" e percepção distorcida da realidade se sucedem em um painel de instabilidade muito bem encenados, apesar do elenco mediano e produção modesta.
Para evitar spoilers basta acrescentar que Ultrasound desfila uma excelência em intriga de manipulação em camadas que vão acumulando, hipnotismo, condicionamento psicológico, tráfico de bebês e até intriga política. Talvez o filme devesse ter escolhido melhor um dos ingredientes que incorpora, para melhor impacto. Seja como for é um suspense impossível de parar de ver por suas revelações acumulativas e tensão crescente. Entre os ótimos momentos de sugestão: o show circense de hipnotismo, a fuga de Glen e Cindy, os pontos de fuga "kubrickianos", e o plano fixo em Glen enquanto as luzes do mundo real vão se alternando conforme sua percepção!
• Frequências de ultrassom são utilizadas para alterar as percepções dos personagens.
Expectativa 🕪🕪 Realidade 🕪🕪🕪
Sorria, você está sendo hipnotizado! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário