None Gets Out Alive (Reino Unido, 2021)
Com Cristina Rodlo, Marc Menchaca, Vala Noren, Claudia Coulter, Mitchell Mullen, Phil Robertson, Joana Borja.
Globalização. Terror modesto e um caso sério em classificação genérica. Produzido no Reino Unido e com equipe e elenco de múltiplas nacionalidades, Ninguém Sai Vivo é uma peça cinematográfica fora dos esquadros e medidas. Também é um caso para se conhecer e estudar por suas integridades em narrativa e estratégias de produção.
Conta o drama de Ambar, jovem mexicana, imigrante ilegal nos EUA, que arruma um condomínio pobre para morar enquanto não se estabelece. É um prédio só para moças (de situação irregular como ela) administrado pelo suspeito Red. Com o tempo, ela começa a ter visões e ouvir vozes por todos os recantos escuros do apavorante edifício. E quando Ambar e as demais decidem que deve ser hora de deixar o lugar, entra em cena o irmão de Red, figura sinistra que tem o hábito de levar moças indefesas para o porão do prédio! E Ambar vai compreender que suas visões, as almas penadas que perambulam pelo local e o porão, estão ligados a oferendas ritualísticas a uma entidade monstruosa que se alimenta de cabeças!
None Gets Out Alive é um daqueles casos de filme que não se esforça em bajular convenções pop e imperativos mercadológicos, e tem em sua integridade sua maior virtude. Isso também não quer dizer que só pela integridade é um filmaço... O filme tem sérios problemas de pontos fracos em sua construção, momentos de lentidão que comprometem o interesse, como pistas falsas que só servem a levar a protagonista de volta ao prédio. Mas seu lado bom é tão legal que os tropeços vão sendo esquecidos. A começar pelo clima depressivo em uma fotografia escura e ambientes miseravelmente encardidos. As almas que perambulam pelo velho condomínio também são incrivelmente eficientes, sem que se precise apelar a jumps idiotas.
Então, na soma de todos os medos e elementos narrativos, None Gets Out Alive cumpre um slowburn atmosférico que dribla as obviedades e culmina em um epílogo insano para o qual não fomos totalmente preparados nos sutilíssimo inserts durante a narrativa. O efeito é o de um bug mental memorável!
• Doeu em mim: os golpes com a "espada dentada asteca".
• Menção honrosa para o design da entidade!
Expectativa 👿👿 Realidade 👿👿👿
Nenhum comentário:
Postar um comentário