Terror Train (EUA, 1980)
Com Jamie Lee Curtis, Ben Johnson, Hart Bochner, Sandee Currie, Timothy Webber, Anthony Sherwood, David Copperfield, Derek McKinnon, Howard Busgang.
Nostalgia macabra. Clássico do terror-teen e que destacou Jamie Lee Curtis como a Scream-Queen dos anos 80. Junto a Halloween e Prom Night, este foi um dos mais destacados sucessos do gênero horror que se simplificava no modelo slasher e obtinha grande resultado nas bilheterias. A fórmula é a mesma de sempre: reunir um grupo de jovens em um determinado espaço e evento e um assassino que vai dizimando o grupo por uma vingança. Terror Train segue a receita de forma rigorosa e previsível mas não menos divertida do que os demais clássicos do gênero (ou sub-gênero). Curiosamente, o filme não teve tanta repercussão em nosso mercado seja nos cinema ou em VHS.
O ponto de partida é uma pegadinha entre amigos universitários, estudantes de medicina, que dá muito errado e traumatiza um calouro. Entre suas brincadeiras com mãos e dedos decepados, eles armam um encontro amoroso para o jovem Kenny Hampson, que termina tragicamente com o jovem internado em uma clínica psiquiátrica. Anos mais tarde, o grupo faz uma confraternização de final de curso em um trem. É uma festa a fantasia e logo os assassinatos começam a ocorrer dando sumiço nos responsáveis pela pegadinha que vitimou Kenny. Tudo muito óbvio e corriqueiro até na claustrofobia dos cenários reduzidos e econômicos, mas Terror Train tem tanta coisa boa em suas encenações que o filme segue sem problemas em uma sessão de nostalgia macabra.
No elenco, Jamie Lee Curtis cumpre exemplarmente bem sua função com um epílogo de pancadaria muito bom com o assassino. O grande Ben Johnson (veteraníssimo de inúmeros faroestes) acrescenta certa moral old school ao filme, mais ou menos como fizeram Max Von Sydow, Gregory Peck ou Richard Widmark em outras produções. O cafonérrimo-kitsch-almofadinha-canastrão David Copperfield faz um personagem que é ele mesmo, divertindo geral com truques de mágica e ainda temos o assassino com uma máscara que é a cara do Zé Celso!
Confere?... |
Valendo literalmente como um corriqueiro passeio em trem fantasma, Terror Train vale atualmente como uma experiência em memória afetiva, mais ou menos como o Rock Horror Show, que os fãs visitam como um espaço de memória cinematográfica a ser revisto regularmente.
• Aflição: arrancando o brinco de Jamie Lee!
• Aos 12 minutos já tem body count sob as rodas do trem!
• Primeiro filme do diretor Spottiswoode, que teria uma carreira consistente em filmes de ação (Under Fire, Atirando Para Matar, Air America, O Sexto Dia).
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈😈
Ben Johnson (1918 - 1996) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário