12 de dezembro de 2022

Feitiço

Spell (África do Sul, EUA, 2020)

Diret Marc Tonderai
Com Omaru Hardwick, Loretta Devine, John Beasley, Steve Mululu, Lorraine Burroughs, Tumisho Masha, Kalifa Burton.

Spell

Armadilhas da ancestralidade. Terror étnico que começa melhor do que termina, mas tem o mérito de manter o interesse pelo empenho geral. Marquis Woods é um homem negro um pouco diferente da média de sua geração, é bem sucedido em um meio corporativo, é ouvido e respeitado como um semelhante profissional por seu chefe caucasiano, tem sua família bem situada economicamente, é um grande homem de negócios, é piloto e tem seu próprio Cessna para viagens interestaduais quando precisa. Mas toda essa estabilidade é abalada quando o passado vem assombrá-lo com a noticia do falecimento de seu pai, homem autoritário de quem Marquis fugiu para compor sua vida de sucesso longe das raízes opressoras da família.

Mas o inesperado também o assalta quando o avião em que viaja com a esposa e os dois filhos sofre uma pane em uma tempestade e cai. Ao recobrar os sentidos, Marquis descobre que foi recolhido por moradores de uma fazenda. O casal proprietário tem especial atenção em sua recuperação, mas nada sabe sobre os outros membros de sua família... ou sabe e os está ocultando. Na falta de respostas objetivas da matriarca Eloise, Marquis precisa descobrir onde estão esposa e filhos e logo começa a desconfiar que está sendo encarcerado pela velha.

Conciso em sua narrativa e sustentado por um elenco dedicado, Spell só peca pela situação simplória que precisa ser esticada em seus noventa minutos de duração. O gancho de provocação é que quanto mais Marquis desconfia que está sob ação dos feitiços de Eloise, mais ele precisa recorrer ao seu passado folk, místico e supersticioso para empreender uma fuga e descobrir o paradeiro de sua família. Mas aí o roteiro escorrega em soluções fáceis e rápidas demais: Marquis reage muito bem ao enorme cravo enfiado no pé, confecciona os bonecos vodu sem recursos visíveis e vira o jogo facilmente contra toda a comunidade de praticantes de magia. Ainda assim, o grande atrativo do filme é o embate interno do presunçoso homem bem sucedido na sociedade industrializada precisando recorrer à ancestralidade que rejeitou a vida toda.

• Para incomodar: o velho cego enxergando pelos olhos de cabra!
• Impossível, mas eficiente: o cravo de aço enfiado na sola do pé!
• Quase cômico: o tira-e-põe da língua do boneco vodu!
• Merecido, mas assustador: Eloise no celeiro em chamas!

Expectativa 👿👿       Realidade 👿👿👿

Spell
Got my mojo workin'....

Nenhum comentário:

Postar um comentário