You Should Have Left (EUA, 2020)
Diret David Koepp
Com Kevin Bacon, Avery Tiiu Essex, Amanda Seyfried, Colin Blumenau.
Slow Freeze. Terror elegante que busca alternativa estética e emocional aos surtos de histeria habituais. O melhor de tudo é a opção estética que busca atmosferas sombrias em ambientes de arquitetura moderna. Conta o drama de Theo (Kevin Bacon), figura misteriosa, mas bem sucedido e casado com uma atriz bem mais jovem do que ele. Theo aluga um casarão de campo no interior de Gales para uma temporada com Susana, sua esposa e a filha Ella, mas a construção tem um passado sombrio, assim como Theo, e logo silhuetas espectrais começam a marcar presença.
Os desentendimentos entre o casal começam a minar a estabilidade assim como a perturbar a pequena Ella. E quando Susana parte, depois de uma briga, as ameaças sobre a pequena Ella se acentuam. Theo começa a confundir pesadelos com realidade e descobrir passagens impossíveis na arquitetura da casa. Entre corredores e portas misteriosas, a moderníssima casa de campo parece um labirinto espacial e quando Ella desaparece em uma simples passagem entre cômodos, o passado sombrio de Theo e o suposto assassinato de sua antiga esposa vêm à tona.
You Should Have Left é uma fantasia de suspense, estilizado na direção de arte e que não pretende o entretenimento em nível cinema-pipoca. Chega mesmo a arriscar chatear o espectador com sua lentidão construtiva e demora em se entregar à pancadaria, o que só vai acontecer no epílogo depois do desaparecimento de Ella pelos labirintos dimensionais da casa. O resultado é um filme no meio do caminho entre aprofundamentos psicológicos (que resultam rasos) e o entretenimento em simplicidade sleazy. O diferencial imediato é o design modernista da casa e as tentativas de criar atmosfera gótica em seu interior asséptico. Agora a eficiência em criar desorientação pelos corredores e passagens entre cômodos é muito bem dirigida e perturbadora. Quando Ella desaparece e Theo surta em sua procura, somos levados a uma corrida sombria entre corredores duvidosos, armários, porões, desníveis, luzes e sombras.
Se o filme sofre um pouco com a direção meio capenga, ao menos se sustenta com o sempre bom Kevin Bacon (que também é produtor) e especialmente a jovem Avery Tiiu Essex, dando show como a pequena Ella, roubando a cena quando aparece. Evitando jumps e compondo sua narrativa em moderação e silêncio, You Should Have Left vai agradar modestamente, longe da competição, dispensando a histeria e propondo mistério mais do que adrenalina.
• Melhor cena: a citada busca por Ella entre corredores e porões.
• Demencial: ciclos repetidos na vida de Theo!
• Preocupante: Ella projeta sombras na parede e um vulto aparece.
• Veja mais David Koepp em Stir of Echoes (também com Kevin Bacon) e Janela Secreta.
Expectativa 🏠🏠 Realidade 🏠🏠🏠
Nenhum comentário:
Postar um comentário