The Body Snatcher (EUA, 1945)
Com Boris Karloff, Henry Daniell, Russell Wade, Edith Atwater, Rita Corday, Bela Lugosi.
Golden Age macabra. Primeiro dos três filmes que Boris Karloff fez sob produção de Val Lewton. Baseado no conto homônimo de Robert Louis Stevenson, disponível como O Rapa-Carniça na coletânea Contos de Horror do Século XIX, da Cia. das Letras. The Body Snatcher é uma delícia atmosférica em sua sordidez, decrepitude e foto em preto-e-branco.
Ambientada em Edimburgo em fins do século XIX, a história repete o famoso caso de Burke & Hare, os dois ladrões de sepultura que forneciam corpos para as aulas de medicina de um doutor inescrupuloso. Fato que já rendeu tantos filmes quanto o caso Ed Gein. Burke & Hare não são citados no conto, mas são lembrados constantemente no filme, que narra o conflito do jovem estudante de medicina Fettes à serviço do dissimulado doutor MacFarlane (Henry Daniell) e as intrigas do sinistro Gray (Karloff), que fornece corpos para as aulas do doutor. Mas Fettes tem sua disciplina abalada quando começa a reconhecer as pessoas que Gray trás sorrateiramente e pelos quais cobra pagamentos frequentes. Gray está se tornando um assassino para continuar fornecendo corpos pelos pagamentos!
The Body Snatcher é atmosférico e envolvente em insinuações e na relação entre os personagens, caracterizando-se mais pelo mistério noir do que propriamente como uma história de horror. Robert Wise já se mostrava um exímio diretor pelo ritmo que impunha à narrativa, pela mobilidade de câmera e algumas pancadarias inesperadas entre o elenco (com dublês, obviamente). Também é notável pela fotografia sombria e noturna com belos recortes luminosos. No elenco, Karloff domina a cena com sua figura sinistra e sorrateira, tão marcante e vilanesco que o habitual vilão-mau-caráter Henry Daniell se converte em vítima, a ponto de ajudar uma menina deficiente (situação ausente no conto). Diante dessa dupla, o jovem Fettes não tem muito o que fazer a não ser conduzir o filme como um coadjuvante.
Dinâmico e sombrio, The Body Snatcher é um filme intermediário entre as sutilezas climáticas de uma era mais refinada e as explicitações a que a cultura pop se entregou posteriormente.
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈😈
Nenhum comentário:
Postar um comentário