Gonjiam - Haunted Asylum (Coréia do Sul, 2018)
Com Wi Ha-Joon, Yoo Je Yoon, Seung Wook Lee, Ye Won Mun, Ji Hyun Park, Sung Hoon Park, Jay Yoo.
Não se pode ganhar sempre. Terror sul-coreano, sério candidato a uma análise geral de conteúdos. Gonjiam parece ser o terror mais pavoroso do mundo e acaba anestesiando o espectador pela obviedade. E lá vem o Felipe Preto reclamão achar problema onde nem importa tanto, mas é curioso que um filme com atmosfera excelente, elenco dedicado e jumps bem inseridos, tenha resultado tão burocrático.
Gonjiam tem como base de seu mistério um velho asilo, abandonado há décadas e com um passado apavorante em seus tratamentos controversos, torturas, a suspeita de que a diretora tenha assassinado seus pacientes, além do suicídio em massa ocorrido na sala 402, trancada desde então. Depois que dois adolescentes desaparecem ao fazer um vídeo pelos corredores do local, a equipe que produz o canal Horror Times na internet, decide fazer uma live se aventurando pelo local. A transmissão pode render uma audiência inédita e um milhão de visitas! Mas assim que o grupo se aventura pelo local atravessando a madrugada (a live começa à meia-noite!), eventos estranhos começam a se manifestar. Pior ainda quando eles finalmente conseguem abrir a porta 402...
Então já sabe, tudo o que você viu em found-footage e mockumentary se repete aqui de forma profissional, eficiente e idônea. O mais curioso de tudo é como o filme parte de uma série de eventos óbvios, como a apresentação das personalidades, o naturalismo das brincadeiras, as informações macabras que irão se confirmar, um ritmo de narração muito bom e a inserção da cultura digital para criar uma imersão excelente, assim como uma atmosfera incrível nas dependências abandonadas do asilo, mas não consegue surpreender ou causar um incômodo maior. Um problema sério é o excesso. Todo excesso resvala na caricatura, e caricatura é feita para rir, então quando a mulherada começa a fazer careta e gritar e correr e gritar e correr, o pavor quase vira piada...
Então quer dizer, Gonjiam é um fracasso no habitualmente infalível cinema coreano? Nem tanto, a atmosfera é ótima, a construção do medo é eficiente (apesar de comum) e alguns momentos de ataque são muito legais. E a utilização dos aparatos eletrônicos são muito bem adequados à composição de cenas, praticamente todos os personagens têm câmeras e GoPros pelo corpo, o que proporciona uma ótima dinâmica visual. Talvez o problema seja a repetição de fórmulas que já está anestesiando nossos sentidos de espectador. Pode ser. Seja como for, o filme merece uma checada pelos fãs do found-footage e das propostas de realismo modernas.
Expectativa 😈😈 Realidade 😈😈😈
Nenhum comentário:
Postar um comentário