29 de maio de 2023

Missão de Risco - a trilogia nazi walk!

Outpost (Reino Unido, 2008)

Diret Steve Barker
Com Ray Stevenson, Richard Brake, Julian Wadham, Michael Smiley, Ene Frost, Brett Fancy, Paul Blair, Julian Rivett.

Outpost

Walkthung! Aventura bem consistente que mistura gêneros de guerra e mortos-vivos. Em uma região indefinida da Europa oriental, grupo de mercenários é contratado para um revista em um bunker alemão da segunda guerra. Na região afastada, além das áreas em conflito, descobrem que o velho bunker nazista serviu a experimentos com reanimação de mortos e invencibilidade proporcionados por uma experiência revolucionária em campos de magnetismo.

E seguindo a média dos roteiros do gênero, o grupo ficará retido no local e cercado por soldados que são imunes a balas. A única saída é tentar reverter o funcionamento do gerador magnético para escapar ao cerco de revividos. Simplesinho na premissa, mas com um rendimento dramático bacana, Outpost se mantém especialmente por seu elenco de coadjuvantes e um acabamento gráfico bem decente.

A tentativa em juntar clichê de filme de guerra a clichê de filme de zumbi parece estar buscando uma fórmula em alternativas recorrentes e esta é uma delas. O problema maior é que geralmente a aventura de guerra é épica e outdoor, enquanto um bom terror refere à atmosferas góticas de confinamento. Outpost consegue dosar um pouco dos dois sem nada de especial em roteiro, mas entretém pela curiosidade e acabou sendo bem recebido. Em 2012 o diretor Steve Barker voltaria com Outpost, Black Sun.

• Melhor personagem: Coronel Gotz, careca, catatônico, só mexe os olhos!
• Melhor suspense: o magnetizador falha e os nazis voltam a se levantar pelos corredores!
• Beleza atmosférica: as luzes na floresta revelando as silhuetas dos soldados!

Outpost

A sequência Outpost, Black Sun, revela um amadurecimento de produção logo na foto bem cuidada e no roteiro de ideias mais ricas e bem alinhadas que o anterior. Agora acompanhamos a jovem Helena no encalço do cientista Klausener, o responsável pelo engenho magnético. Auxiliada por Wallace, um jornalista interessado em segredos de guerra, ambos cruzam caminho com uma tropa da Otan (enviada no final do filme anterior) que também investiga o bunker. O invento de Klausener parece estar ganhando popularidade e agora outros interesses se lançam atrás da invenção. Com dinâmica garantida na diversidade de situações, este segundo Outpost é o melhor da trilogia.

• Destaque: General Gotz de volta a ação!
• Coisa de pesadelo: a enfermeira monstro!
• Participação de Michael Byrne, especialista em oficiais nazistas (A Águia Pousou, Uma Ponte Longe Demais, Indiana Jones)

Outpost II

E em 2013, Kieran Parker, o produtor dos dois anteriores, dirigiu mais uma aventura para completar a trilogia. Outpost III, simplesmente pega o título e faz uma prequel ambientado em 1945, sem maior relação com os dois filmes prévios. Agora é um destacamento de soldados russos que encontra as instalações onde os nazistas fazem experiência na criação de super-soldados e os testam em uma espécie de arena de lutas pelos corredores subterrâneos. Produção decente e bem cuidada até no uso de veículos de época, mas reservada a uma pancadaria infinita entre os envolvidos. Só perde a graça no elenco de caras desconhecidas, mas vale o ingresso pela consistência geral.

Outpost III

Outpost III tem os mais bombados e assustadores soldados zumbis da série.
• Bizarrice: o "pet zumbi" que corre pela floresta como um cão de guarda!
• Nas tentativas de compor um gênero paralelo (guerra e terror) como Overloard ou Dead Snow, a trilogia Outpost acaba ficando em uma média razoavelmente divertida.

Placar Black Phillip
Outpost    Expectativa 😈😈      Realidade 😈😈
Outpost II   Expectativa 😈      Realidade 😈😈😈
Outpost III   Expectativa 😈      Realidade 😈😈

Outpost III

Nenhum comentário:

Postar um comentário