Hell Night (EUA, 1981)
Diret Tom DeSimone
Com Linda Blair, Vincent Van Patten, Peter Barton, Jenny Neumann, Kevin Brophy, Suki Goodwin, Jimmy Sturtevant.
Oldie mais ou menos goldie. Simples assim: Hell Night é um clássico do terror teen dos anos 80. Considerando que o termo "clássico" refere a um modelo exemplar, canônico, um modelo definido, como uma receita a ser repetida, então o termo se aplica perfeitamente aqui. Só que neste caso, "clássico" não significa virtude e sim clichê. A premissa é um primor em cara-de-pau: quatro estudantes, ingressantes em uma fraternidade estudantil, precisam passar uma noite em uma mansão onde viveu uma família de freaks. É possível que alguns deles ainda vivam no casarão...
E o filme simplesmente segue nessa ideia sem nem tentar acrescentar alguma variação ou novidade. Cumpre seu tempo com mortes sequenciais e estende descaradamente qualquer cena de suspense ou antecipação com o máximo de lentidão que consegue. Então, entre as pranks dos veteranos e as ameaças reais no casarão, o filme vai indo como pode. Mas, vendo pelo lado bom, pelo ponto de vista do exercício em produção barata, Hell Night é lição de casa muito bem feita. Se é pobretão de roteiro, compensa com uma atmosfera visual impecável em seu clima de casarão vitoriano e fotografia perfeita com suas luzes de recorte, sombras e candelabros. Também tem as ótimas caracterizações dos irmãos freak que atacam pelos corredores e subterrâneos, além de um final bem bacana.
É claro que o saudosismo da era VHS pesa positivamente a favor do filme, mas pela simplicidade de meios e o resultado obtido, este é o filme que todo estudante de cinema teria orgulho em realizar. Óbvio ao extremo e atmosférico como poucos, Hell Night é daqueles entretenimentos macabros que coloca o espectador em um lugar seguro, como em um simples passeio de trem fantasma.
• Melhor morte: o freak empalado no portão!
• Coisa de pesadelo: o corre-corre pelos tuneis do subsolo!
• Pelo menos uma vez, um assassino ficou morto mesmo, e não deu o batido final jump!
• Junto a O Exorcista e Savage Streets (1984), formou uma espécie de "trilogia cult" de consagração à Linda Blair.
Expectativa 👿👿 Realidade 👿👿👿
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