Tin & Tina (Espanha, 2022)
Diret Rubin Stein
Com Milena Smit, Anastasia Russo, Carlos Gonzales Morollon, Jaime Lorente, Teresa Rabal.
Criança estragada. Interessante drama e horror investindo na visão alternativa da infância dessacralizada. Interessa mais ainda por sua postura crítica ante os fanatismos religioso e suas consequências fatais. Lola e o marido, Adolfo, atravessam um trauma pela perda de um filho, ainda na gravidez. Lola está em depressão e o casal se decide pela adoção. Em um lar de órfãos dirigido por uma freira ortodoxa, encontram um encantador casal de crianças e os adotam.
Tin e Tina vão viver com o casal, mas têm problemas e dúvidas imediatas com o comportamento ateu dos pais, que não agradecem à refeição, não tem cruzes ornamentando paredes e não seguem a Bíblia. Adolfo é piloto comercial e está mais ausente do que presente na casa. Resta a Lola confrontar o comportamento das crianças e sua conduta rigorosa em seguir mandamentos.
Tin & Tina tem como mérito maior a ousadia em criticar o perigo da submissão cega a critérios religiosos, mas não vai muito além de um suspense mediano. Como muita coisa produzida no cinema contemporâneo, os excessos beiram a comicidade deixando dúvida se houve realmente intenção ao humor perverso, ou são as liberdades da cultura contemporânea que estão levando a riscos desnecessários. Seja como for, as duas crianças parecem caricaturas em sua "idealização" albina e comportamento quase de deficientes mentais. O menino até me lembrou um personagem do SNL feito pelo Andy Samberg!
Apesar de tudo, o filme tem seu mérito na situação suficientemente bem conduzida, com o crescente desentendimento do casal central e as suspeitas de Lola escalando em um pavor incomunicável. Meio bom, meio ruim, Tin & Tina é mais um produto suspeito que serve de termômetro ao vale-tudo da produção contemporânea.
• Hilário pavoroso: o batismo do bebê na piscina!
• Referência: o visual das crianças poder vir de The Village of the Damned (Aldeia dos Amaldiçoados)
• Tin & Tina é o primeiro longa de um diretor que vem sendo citado como promissor.
Expectativa 🧒👧 Realidade 🧒👧
Nenhum comentário:
Postar um comentário