23 de outubro de 2023

Conferência Mortal

Konferensen (Suécia, 2023)

Diret Patrick Eklund
Com Katia Winter, Adam Lundgren, Christoffer Nordenrot, Eva Melander, Maria Sid, Bahar Pars, Amed Bozan, Lola Zackow, Jimmy Lindstrom.

Konferensen
Terror corporativo. Slasher cômico que engrossa a linha do saudosismo e homenagens aos clichês oitentistas como Terror Nos Bastidores, Clube dos Leitores Assassinos, Rua do Medo e outros. A novidade é que este Konferensen inclui uma crítica, ou sátira, ao mundo corporativo, à febre desenvolvimentista, ao liberalismo, aos condicionamentos coaching, etc. A história é sobre um grupo de empresários, mais ou menos bem ajustado internamente, que passam uma temporada em uma comunidade interiorana. Um shopping deverá ser construído nessa região e o grupo de empresários é responsável pelo projeto, mas nem todos os habitantes estão de acordo com a construção.

O que deveria ser uma estadia de atividades recreativas, confraternização e conhecimento mútuo acaba dando muito errado, quando afloram desentendimentos internos, paqueras, insatisfações e Lina, uma das integrantes da equipe, começa a descobrir sobre atividades ilegais na destituição de terrenos e áreas habitadas por alguns dos moradores. Pior ainda: parece que um dos fazendeiros que perdeu suas posses, não se suicidou como muitos acreditavam!

Konferensen se torna assim um slasher-redux como vários no terror-pop contemporâneo. Carrega no humor e nas desavenças entre personagens mais do que na matança, mas esta é plena, sangrenta e hilária. A receita básica do roteiro é pegar um monte de gente insuportável que merece mesmo ser despachada e fazer do abate uma sequência divertida de satisfações desvirtuadas. Pode ser meio decepcionante para quem espera algo mais porradaria, mas o filme se sustenta muito bem dosando mistério, intrigas, humor, e violência na figura do misterioso assassino (nem é tão misterioso) que ataca implacavelmente usando uma máscara que é a cara do Chico Bento!

Chico Bento
... e num é qui parece, sô?!

Equilibrado em seus elementos e perfeito tecnicamente, Konferensen engrossa o sub-gênero terror-cômico como alternativa de aceitação em uma via de produção já saturada do modelo clássico.

• Desnecessário: o vilão alternativo Jonas, dizendo seu monólogo fazendo bundefora!
• Aflição: o corte e costura na testa de Jonas.
• Violência hilária: foice espetada na cabeça!
• Primeiro destaque do diretor Eklund que pode vir com coisas bem interessantes por aí...
• Veja mais slasher.

Expectativa 👿👿     Realidade 👿👿👿

Konferensen

Nenhum comentário:

Postar um comentário