4 de junho de 2024

Renascido das Trevas

Blood Creek (EUA, 2009)

Diret Joel Schumacher
Com Henry Cavill, Dominic Purcell, Michael Fassbender, Emma Booth, Joy McBreen, Rainer Winkelvoss, Laszlo Matray, Shea Whigham.

Blood Creek




A ressaca hollywoodiana. As águas perigosas da produção hollywoodiana já levaram muitos diretores ao afogamento, esquecimento, ou à simples funcionalidade burocrática. São aqueles casos dramáticos de talentos comprovados que tiveram seu período de genialidade e renome e que no final da bateria acabaram relegados ao fim da fila no tapete vermelho. Aconteceu com John Frankenheimer, com Sidney Lumet, com George Roy Hill, com William Friedkin e com Joel Schumacher, sendo que este seu Blood Creek fica na média entre coisas boas e ruins que ele fez.

A história começa quando o Terceiro Reich descobre que uma pedra rúnica, com poder de reviver os mortos, encontra-se na fazenda de uma família de imigrantes alemães vivendo na América. Michael Fassbender é o oficial encarregado da checagem e a família acaba por se tornar guardiã do espaço depois que ele é morto. Porém, um ex-prisioneiro do que se tornaria um experimento nazista busca o auxílio de seu irmão (Henry Cavill) para uma limpeza no local, mas inadvertidamente, acabam por reviver o oficial.

Blood Creek teve seus problemas de roteiro (que Schumacher teve que reescrever em partes) e tem um título alternativo (Town Creek) que levam a suspeitar de problemas de produção e lançamento, e que poderia ter sido bem melhor do que se apresenta. Para fãs do horror e do weird cinematográfico o filme tem a seu favor a esquisitice involuntária de sua estrutura. Pouca coisa é revelada em sua primeira parte e o ataque dos irmãos à fazenda é bastante incomum pela (aparente) falta de justificativa, ou uma ação alucinada e violenta. Por fim, quando o oficial renasce e traz de volta à vida alguns animais da fazenda, a ação acaba por lembrar um clássico filme de zumbis com os heróis se protegendo na casa. Valendo-se de uma ótima criação visual, Blood Creek fica condenado àquele intervalo de julgamento: não é grande coisa, mas também não merece ser descartado...

• Melhor cena: o cavalo renascido invadindo a casa dos fazendeiros!
• Injustiça: Michael Fassbender ainda não teve um filmaço de destaque à sua figura.
• Schumacher veio de produções modestas (A Incrível Mulher Que Encolheu, DC Cab), consagrou-se no fantástico em cult movies como The Lost Boys e Flatliners. Manteve a boa produção em thrillers exemplares como Um Dia de Fúria, 8mm, Por Um Fio e depois entrou em uma irregularidade suspeita nos últimos anos de atividade.

Expectativa 👿👿      Realidade 👿👿👿

Blood Creek

Nenhum comentário:

Postar um comentário