9 de julho de 2024

Os Observadores

The Watchers (EUA, 2024)

Diret Ishana Shyamalan
Com Dakota Fanning, Olwen Fouere, Georgina Campbell, Oliver Finnegan, John Lynch, Hannah Dargan.

Os Observadores






Elemental, meu caro Shyamalan. Coprodução entre EUA e Irlanda com direção da filha de mr. Shyamalan que, sem surpresa, é produtor desta fantasia folk com toques de horror. A jovem Mina trabalha em uma loja de animais na Irlanda e foge de um passado traumático que envolve o falecimento de sua mãe. Ao fazer o serviço de entrega de uma maritaca, Mina se perde em uma floresta e é recolhida por um grupo abrigado em uma estranha construção. Integrada ao grupo, contra sua vontade, ela compreende que é impossível escapar da floresta labiríntica e a construção serve de proteção às diversas entidades que perambulam depois do pôr do sol.

Uma enorme superfície de vidro faz da construção uma espécie de teatro onde os aprisionados são observados toda noite pela reunião de entidades míticas que circulam noite adentro pela floresta. "Gente no aquário" para satisfazer a curiosidade de criaturas milenares que habitam os subsolos! E quando o grupo de encarcerados descobre instalações subterrâneas na construção, encontra o laboratório/bunker de um cientista que pesquisava a existência dessas entidades elementais que em épocas passadas foram aliadas ao homem, mas posteriormente banidas e aprisionadas.

Os Observadores

The Watchers é uma fantasia interessante, daquelas que começa melhor do que termina. O problema imediato é o mesmo de sempre com a "marca Shyamalan": o filme se leva a sério demais. Não precisava. Mas tem muita coisa a seu favor, especialmente considerando que é o primeiro longa da diretora. A narrativa é enxuta e direta ao ponto, o mistério é garantido desde o início, com o patrão de Mina mal sendo vislumbrado e a entrega da ave a levando a caminhos que vão desaparecendo floresta adentro. E o filme abandona o mundo industrializado e se entrega às andanças do grupo pela floresta mística e os horrores noturnos diante da grande vitrine. Impecável visualmente, é uma estreia que lança boas expectativas pela carreira da diretora. Resumindo: The Watchers não é grande coisa, mas é daqueles filmes que arrisca uma forma alternativa e só por isso já merece uma conferida.

• Agora f*deu: Mina trancada para fora da construção em uma madrugada, precisa se esconder em um rudimentar arranjo de raízes e galhos.
• Melhor lugar do mundo: a floresta em eterna penumbra.
• Agonia: a fuga na canoa pelo lago.
• Sufoco: as diversas placas que indicam tentativas de fuga por aprisionados anteriores. 
• Confusão: a troca de identidades ao final.

Expectativa 🧚🧚          Realidade 🧚🧚🧚

The Watchers

Nenhum comentário:

Postar um comentário