I Saw the TV Glow (EUA, 2024)
Com Justice Smith, Brigette Lundy Payne, Ian Foreman, Danielle Deadwyler.
Perdi meu tempo. Um dos mais estranhos teen-horror do fantástico contemporâneo. Owen é um jovem estudante meio apalermado e de poucos amigos até que conhece Maddy, uma aluna aficionada por uma série adolescente chamada Pink Opaque. Owen também é fã da serie e logo a amizade se fortalece entre ambos. E por anos eles seguem amigos e entusiastas do programa até que Maddy foge da cidade e a serie é cancelada!
I Saw the TV Glow é daqueles casos de independente tão apegado a si mesmo que é preciso um esforço para acompanhá-lo. Estranhíssimo em sua lentidão e na apatia de seus personagens, o filme vai se justificando no desenrolar como um aflitivo drama adolescente cujo conteúdo vai engolindo o espectador gradualmente. Os anos se passam e Owen e Maddy percebem que a serie é mais interessante, mais estimulante, mais importante do que a vida deles próprios! E quando Maddy desaparece, Owen fica entregue a uma vida medíocre de passividade, sempre preso à adoração pela estimada serie, até que a maturidade trazida pelos tempo faz desaparecer o encanto original do programa juvenil.
Mais do que um simples comentário sobre a febre contemporânea por series, o filme é um alarmante comentário sobre o tempo perdido do homem contemporâneo diante do encanto midiático que parece suprir todas as necessidades humanas. Maddy se emociona assistindo Pink Opaque, demonstrando mais emoção do que na vida real. O padrasto de Owen está sempre diante de comédias televisivas, especialmente depois do falecimento da esposa. O painel de legumes do supermercado é mais presente do que os próprios produtos na percepção do comprador. Outdoors e vitrines são sempre mais visíveis e iluminados do que o mundo ao redor e os próprios protagonista estão sempre "pouco importantes" em sombras ou contraluzes. E alguns momentos são especialmente apavorantes como os monólogos em close do Sr. Melancolia, ou as memórias dos personagens em cenas grotescamente simplórias.
Fotografado em contrastes e cores fortes, como uma HQ, I Saw the TV Glow é um modesto alerta sobre o poder hipnótico das ficções e propagandas midiáticas e o prejuízo que causam ao se infiltrarem nos hábitos dos meros humanos e no desfrute de um irrecuperável tempo perdido...
Expectativa 📺📺 Realidade 📺📺
Nenhum comentário:
Postar um comentário