The Menu (EUA, 2022)
Com Anya Taylor-Joy, Ralph Fiennes, Nicholas Hoult, John Leguizamo, Hong Chau, Janet McTeer, Paul Adelstein, Aimee Carrero, Reed Birney, Judith Light, Rob Yang, Arturo Castro, Mark St. Cyr, Peter Grosz, Christina Brucato.
Cardápio ambicioso. Notável suspense-comédia-terror de diretor especializado em séries. Misturando ingredientes diversos, O Menu faz uma crítica-sátira a estruturas sociais embasadas em máscaras comportamentais. O jovem Tyler (Nicholas Hoult) é um entusiasta da alta culinária e, acompanhado da bela Margot (Anya Taylor-Joy), viaja para o sofisticado restaurante Hawthorne, situado em uma ilha próxima à costa. Local paradisíaco, chefiado pelo excêntrico chef Slowik, que oferece aos visitantes uma experiência gastronômica única... e algumas surpresas.
Entre críticos culinários, astros de cinema, empresários corruptos e habituais clientes esnobes, Margot é a primeira visitante a perceber que as excentricidades da apresentação guardam algo de suspeito. E as esquisitices vão escalando a níveis preocupantes a ponto de os presentes ficarem na dúvida se um suicídio no salão de refeições foi encenado ou foi real! Mas quando os segredos dos visitantes começam a surgir durante os serviços e indiretas da chef-assistente, a tensão nervosa cresce até a certeza do confinamento de todos no restaurante e os planos do sinistro chef para a noite de degustações...
Dirigido com invejável segurança, O Menu é um show de diversos componentes, realmente como em um cardápio diferenciado. O perigo, para o filme, é que muita coisa não irá combinar devidamente na completude narrativa e a oscilação entre bizarrice cômica, comentário social e horror nem sempre funciona deixando o filme com o sabor de um lanchão mal planejado em sua mistura. Dessa forma, o que se inicia como uma encenação teatral (em um único cenário) de tensão e incômodo exemplares acaba perdendo um pouco de sua força na inclusão de imperativos contemporâneos (pancadaria e violência), afastando-o de um comentário mais contundente como (sem comparação) O Discreto Charme da Burguesia de Buñuel, por exemplo. Resumindo: no geral é um filme corajoso e eficiente ao colocar no mesmo caldeirão, vícios e idealizações sociais de forma crítica.
Expectativa 🍷🍷🍷 Realidade 🍷🍷🍷
Nenhum comentário:
Postar um comentário