Shadow of the Vampire (UK, 2000)
Com John Malkovich, Willem Dafoe, Udo Kier, Cary Elwes, Eddie Izzard, Aden Gillett, Catherine McCormack.
Persona e personagem. Bem recebida dramatização baseada no filme Nosferatu de 1922. Shadow of the Vampire se baseia nas filmagens desse clássico, dirigidas por Friedrich Murnau (aqui vivido por John Malkovich) nas quais o misterioso ator central da produção, Max Schreck (William Dafoe), ganhou notoriedade e incomodou a equipe técnica por suas excentricidades.
Shadow of the Vampire é desconcertante justamente por sua ousadia em assumir o ator Schreck como uma entidade, de hábitos esquivos, que só filma à noite e sempre se apresenta já caracterizado no personagem. Suas excentricidades levam a alguns integrantes da equipe desconfiarem de que o ator é realmente um vampiro! É possível que a estrela Greta Schroeder esteja em perigo real nas cenas de maior aproximação.
E para escapar à simples revisitação jocosa a um dos maiores clássicos das raízes do cinema fantástico o roteiro ainda brinca com os paralelos entre real e imaginário (Schreck não apenas leu Platão como também o conheceu pessoalmente!), insere os embates entre o diretor genioso e o "personagem" desdenhoso, apenas interessado em devorar a equipe, e coloca o cinema como uma arte que transcende eras (através de um projetor Schreck relembra registros de paisagens ao sol). Divertido em sua irreverência e tecnicamente impecável (com incríveis recriações de cenas do original), o filme sustenta seu páthos macabro na dose de humor meio absurdo, na insanidade genial de Murnau e nas caretas impagáveis de Willem Dafoe como o vampiro.
Expectativa 🧛🧛🧛 Realidade 🧛🧛🧛🧛
Você é mais velho que o Keith Richards... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário