13 de outubro de 2024

They're Watching

They're Watching (EUA, Romênia, 2016)

Diret Jay Lender, Micah Wright.
Com David Alpay, Mia Marcon, Kris Lemche, Briged Brannagh, Dimitri Diatchenko, Carrie Genzel, Cristian Balint.

They're Watching




Pegadinha found footage! Terror que parte da estrutura dos filmes found-footage para um inesperado desenvolvimento cômico e fantasioso. Um trio de documentaristas, acompanhado de sua produtora e de um guia local, fazem uma matéria sobre os hábitos de uma moradora no interior de Moldova, uma cidadezinha da Europa Oriental. Uma cidadezinha de cultura ainda muito arraigada ao passado remoto no qual era habitual a queima de bruxas!

O trio de cinegrafistas se empenha em capturar os hábitos locais e por vezes entram em atrito com a população que começa a reagir de forma pouco amigável. Quase são espancados ao filmarem clandestinamente uma cerimônia religiosa e começam a ser observados constantemente quando se hospedam na bela casinha de Becky, isolada no bosque. Mas a vigília dos moradores, armados com ferramentas, pode estar servindo mais a autoproteção (dos locais) do que constituindo uma ameaça (aos visitantes). O medo de bruxaria ainda é muito presente na comunidade...

They're Watching começa bem, com a naturalidade habitual e necessária ao gênero, com elenco simpático e situações muito autênticas nos conflitos culturais. O problema, se o espectador curte o gênero, é que perde tempo demais na preparação, nas andanças pelo vilarejo, bebedeiras em pubs e decorrências. Normalmente a estrutura do found-footage divide o filme em duas metades: a primeira prepara o suspense e joga informações sutilmente, e a segunda ingressa na porradaria ou no desesperador corre-corre. Pena que  filme perca um tempo muito grande preparando e ambientando para se concluir em um festival de poderes mágicos com a bruxa disparando raios e kameramehá pela floresta! Levitações, decapitações e desmembramentos viram piada no epílogo, especialmente pelos excessos digitais. Ok, se o filme pretende a comédia, mas nada nos avisa durante a narrativa que a intenção era essa... E o que havia começado decentemente, com elenco empenhado e naturalismo, perde o rumo perigosamente no "esculacho estético". Resumindo: They're Watching tem fluência e simpatia, mas errou feio na mistura de seus ingredientes.

• Clichezaço: o carro é danificado e o grupo fica retido na cabana no meio do mato.
• Ridículo: o painel pintado na parede que deveria ter séculos, parece fan-art com cara de cartum!
• Incoerência: trilha sonora em algumas passagens. Found-footage com trilha de suspense?!
• Referência retrô: vítima com machadinha na cabeça!
• Sonho de consumo: o chalé no bosque.
• Figuraça setentista: o guia Vladimir, gola por cima do blazer e calça boca-de-sino!
• Os dois diretores têm filmes de animação no currículo.

Expectativa 😈😈         Realidade 😈😈

They're Watching

Nenhum comentário:

Postar um comentário