Alien Romulus (EUA, 2024)
Com Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn, Aileen Wu, Rosie Ede.
Catálogo alien. Aventura, ficção, suspense e horror que recupera o xenomorph mais querido das galáxias e remete diretamente ao primeiro filme Alien. Um grupo de jovens mineradores trabalhando em uma estação em condições sub-humanas planeja uma fuga e precisam de combustível para a jornada até o planeta Yvaga. Em uma escala na estação Romulus acionam o computador de bordo para acessar sessões da estação e as cargas de combustível, mas um "estoque" de criaturas alienígenas retidas em laboratório também é libertado no processo.
O melhor de Alien Romulus é seu apelo nostálgico ao Alien original em diversos momentos, mas sem perder sua voz própria. A estação Romulus seria da mesma série de estações de minério, que no filme original era conduzida pelo Nostromo, e um dos tripulantes responsáveis por ela é da série Ash - Ian Holm no filme original, aqui em uma curiosa homenagem. E o filme acaba parecendo uma feliz catalogação de referências aos filmes anteriores que compuseram um certo "folclore alien" na cultura pop. Dispensando as linhas existencialistas e filosóficas de outras sequências da serie, este Alien Romulus se entrega ao suspense e ação brutas quando os facehuggers escapam de seus casulos e atacam em bando.
Curiosamente a produção dispensa ao máximo os efeitos digitais e privilegia as próteses e efeitos mecânicos na maior parte das ações das criaturas. Uma virtude a mais da aventura, apesar de alguns momentos terem ficado meio desajeitados, como o androide Ash em cima das mesas de controle, com uma reprodução meio suspeita das feições do ator Ian Holm. Mas é um detalhe menor. O importante é que o filme se entrega à ação e suspense sem querer disfarçar seu apelo de filme B para as bilheterias e desfila momentos divertidos como a travessia da sala repleta de facehuggers, o sangue-ácido dos aliens flutuando na gravidade zero, e o suspense aflitivo no poço de elevador. Quer mais?! Espere pelo epílogo e a cereja do bolo com o pavoroso homo-xenomorph! PQP!!!
No elenco jovem o destaque é de David Jonsson como o "sintético" Andy que passa da fragilidade infantil à determinação implacável quando sua programação é alterada. Fazendo uma mistura equilibrada de jumps, nojinhos, violência, suspense e ação, Alien Romulus é diversão de matinê garantida e deixa a porta aberta a uma possível sequência, ainda bem! Que venha! Aliens e mortos-vivos nunca é demais!
Expectativa 👾👾👾 Realidade 👾👾👾👾
Replay de Ripley. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário