20 de dezembro de 2024

Noite Infeliz

Violent Night (EUA, 2022)

Diret Tommy Wirkola
Com David Harbour, John Leguizamo, Beverly D'Angelo, Leah Brady, Alex Hassell, Alexis Louder, Edi Patterson, Cam Gigandet, Andre Eriksen, Brendan Fletcher.

Violent Night






Wirkola sendo Wirkola! Humor, porradaria, violência e gore. E tenha um Feliz Natal,  ya filthy animal. Cofinanciado por capital dos EUA, Canadá e Japão este é mais um capítulo no anárquico currículo do norueguês Tommy Wirkola, o migo loko que já nos deu o Dead Snow e surpresas bizarras como The Trip. Aqui temos o velho e bom Santa Claus, completamente amargurado com o estado do mundo e da sociedade, com crianças avarentas e consumistas. Santa decide que vai para de trabalhar, mas logo conhece a pequena Trudy, cuja família, reunida na mansão de sua mega-milionária avó, é rendida por um grupo armado disposto a pilhar os cofres da velha poderosa.

Papai Noel então emprega sua mágica natalina para enfrentar o bando em uma impagável sequência de pancadaria como só Wirkola teria a ousadia de entregar, a começar pela abertura com o Santa Claus breaco regurgitando o excesso na cabeça de uma pobre cidadã! A cara-de-pau é tamanha que até as mensagens edificantes são lançadas da forma mais brega e piegas que se pode imaginar. Vale tudo para o máximo efeito e o resultado é uma insana aventura de magia, sangue, porradaria e piada escrota.

O roteiro é mais ou menos um mix de Duro de Matar, com o Papai Noel preso na enorme mansão tendo que enfrentar a gangue liderada pelo sempre divertido John Leguizamo (o melhor cafajeste do cinema moderno), para depois bater de frente com o grupo de resgate, que repete aquela reviravolta manjada do Duro de Matar 2. E tem ainda a amizade/incentivo da garota Trudy, com quem ele conversa por um comunicador, e que usa os truques de Esqueceram de Mim em outra grande cena. No final o Santa Claus se redime e se arrepende das amarguras e volta a ativa como o bom velhinho. 

Absurdo na porradaria, sangrento demais para um family friendly, e hilário do começo ao fim, seja pelas inserções dramáticas de alguns momentos, seja pela breguice emocional do período natalino, Violent Night é mais um ponto positivo na carreira de pranks cinematográficos do diretor.

• Grande cena: Santa Claus menciona seus inúmeros nomes folclóricos.
• Escrotice: a citada cena do regurgito na abertura.
• Melhor morte: estrela de natal enfiada no olho!
• Cult demais: como uma velha e boa entidade pré-cristã, Santa tem seu corpo coberto por tatoos celta!
• Agora vai: Santa descobre uma marreta que remete aos seus tempos de guerreiro!

Expectativa 🎅🎅      Realidade 🎅🎅🎅

Violent Night

Nenhum comentário:

Postar um comentário