26 de janeiro de 2025

O Homem Sussurro - um thriller com leves pitadas sobrenaturais.

O Homem Sussurro


O dia estava inerte e quieto. Sem a brisa para agitar o ar cálido, estávamos numa cápsula de silêncio. Mas o mundo murmurava, vagamente, enquanto nos aproximávamos da casa, e tive a sensação de que as janelas nos observavam.

Ótimo suspense dramático do inglês Alex North (homônimo do compositor de Spartacus!) onde o drama humano se equilibra ao thriller. O problema maior é que as sugestões do fantástico não se cumprem plenamente e a história é, resumidamente, um thriller policial sobre um assassino de crianças. Para um romance que começa com um recado de um pai a seu filho de sete anos dizendo: 
Ao longo dos anos eu te falei tantas vezes que não havia motivo para sentir medo. Que monstros não existiam. Peço desculpas por ter mentido. 
Com um prólogo desses é de se esperar mais monstros do que o livro nos traz.

Tom Kennedy é um escritor vivendo um período traumático depois do falecimento da esposa e tendo que cuidar de seu pequeno filho Jake. Os dois estão se adaptando a rotina da casa nova onde passam a viver. Tom tentando desenvolver seu novo livro. Jake às voltas com desajustes escolares e conselhos de sua amiga imaginária. No processo dessa adaptação, Tom descobre que está vivendo justamente na casa alvo das atenções comunitárias como "a casa assombrada". Local que esteve ligado às atividades criminosas do homem-sussurro, sequestrador e assassino de crianças.

Meu filho ergueu a mão pela porta, em direção à abertura por onde eram enfiadas as correspondências. Foi então que percebei que a tampa dela estava sendo aberta pelo lado de fora. Dava para ver alguns dedos. Meu coração deu um salto. Quatro dedos magros e pálidos tinham penetrado pela abertura, levantando a portinhola. – Deixe eu entrar.

Com capítulos curtos e texto fácil, a história se constrói sem pressa, em insinuações sutis e até bem simples, e por isso mesmo preocupantes, na composição do suspense. Também é notável a articulação entre os personagens e as histórias entrelaçadas entre pais e filhos. O peso das heranças emocionais é a base do livro e os paralelos entre a relação de Tom e o pequeno Jake equivale a traumas passados, por exemplo, entre o encarcerado Frank Cartes e seu filho, vítima de um ambiente maus tratos, ou o detetive Pete Collins, que também tem um passado traumático nas relações familiares. 

O Homem-Sussurro flui incrivelmente bem em seu texto agradável e suas surpresas bem dosadas, porém, a intenção em inventar alguma variante no suspense do epílogo não caiu muito bem e resultou algo meio apressado e desnecessariamente "estiloso". Mas é um detalhe menor em um livro muito bem estruturado e menos óbvio do que a "média best-seller" praticada atualmente. Um exemplar romance de mistério com um mínimo de interferência sobrenatural.


Leitura Radical
Perde um tempão com relacionamentos

Leitura Passional
Preciso e com um final de suspense
_______________
O Homem Sussurro
The Whisper Man, Alex North, 2018
Editora Record, Rio de Janeiro, 2019
420 páginas

O Homem Sussurro

Nenhum comentário:

Postar um comentário