30 de março de 2025

Popcorn

Popcorn (EUA, 1991)

Diret Mitchel Smith, Alan Ormsby
Com Jill Schoelen, Tom Villard, Dee Wallace Stone, Derek Ridall, Kelly Jo Minter, Karen Lorre, Malcolm Danare.

Popcorn






A grória do filme B. Pioneiro fanfilm de referência à própria cultura pop do terror B, Popcorn parte dos truques promocionais do grande William Castle como atrativo em seu roteiro. Grupo de jovens estudantes de cinema precisam levantar recursos e planejam uma sessão de cinema de horror pela madrugada. A sessão exibe três "clássicos" de segunda mão, mas logo um misterioso personagem começa a fazer vítimas pelos bastidores do velho teatro onde ocorre a sessão.

Produzido com recursos mínimos e dedicação máxima, Popcorn acabou se tornando uma delícia nostálgica que tanto remete ao cinema juvenil dos anos 50 como ao lazer da era do home video. O próprio momento em que os "filmes velhos" eram disponibilizados no mercado de VHS, trouxe reconhecimento e revisão à golden age do pop cinematográfico despretensioso, redefinindo conceitos avaliativos e fazendo o espaço doméstico funcionar como uma moderna sessão de matinês (Aliás, Matinee de Joe Dante também pega carona nessa apreciação nostálgica).

Entre as diversas referências ao folclore do cinema pop, temos inicialmente os gimmicks apelativos como o mosquito gigante que sobrevoa a plateia, o odorama (vapores mal cheirosos lançados na plateia), as cadeiras dando choque como em The Tingler de Castle. E outros mais reconhecíveis como o assassino nos bastidores como O Fantasma da Ópera, o psicopata que não morreu e volta para a vingança (como O Abominável Dr Phibes), até os eventos finais no palco aceitos como parte do show pelos espectadores (como em O Fantasma do Paraíso). E ainda o "filme maldito" que causa desarranjos mentais em quem assiste! Apesar da produção simplória e do roteiro de clichês (feito pelos próprios diretores), Popcorn ainda mantem seu encanto no dinamismo de situações onde piadas, sustos e suspense se alternam em um show ainda cativante em sua simpatia e despretensão.

• Melhor cena: o empalamento no mosquito gigante!
• Melhor ator: Tom Villard, de bobalhão a ameaçador.
• Participação: Tony Roberts, veterano coadjuvante de filmes do Woody Allen.
• Participação 2: Ray Walston (Meu Marciano Favorito) como o produtor que fornece os truques e efeitos, claramente baseado na figura de William Castle.
• Participação 3: Dee Wallace Stone, figura emblemática do terror oitentista que faria, até hoje, "participações cult", em filmes do gênero.

Black Phillip já sabia 🦟🦟🦟🦟

Popcorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário