9 de abril de 2025

Exhuma

Exhuma (Coréia do Sul, 2024)

Diret Jang Jae-hyun
Com Choi Min-sik, Kin Go-eun, Yoo Hae-jin, Lee Do-hyun, Hong Seo-jun, Jang Eui-don.

exhuma




A Coréia é pop. Terror refinado sobre espíritos vingativos que se orienta pela média pop do mercado contemporâneo. A jovem Lee é uma médium que atende o caso de uma família muito rica sobre a possível manifestação de um ancestral. Quando os restos mortais desse patriarca precisam ser exumados Lee convida uma dupla de especialistas, para que auxiliem no estranho caso, a começar pela estranhíssima sepultura, situada em um local ermo na floresta. Quando da remoção e transporte dos restos mortais, o caixão é aberto libertando um espírito que não está nada contente com seus familiares e descendentes.

Logo os familiares que desrespeitaram o solo mortuário, assim como os agentes envolvidos, sofrerão sob as ameaças do vingativo espírito que só terá sua fúria interrompida quando da incineração de seus restos. Mas então, estamos apenas na metade de filme! Ao investigar a cova aberta no alto de uma colina o agente funerário Kim descobre um segundo caixão no local. Uma caixão de dimensões bem maiores do que a média. E todos os envolvidos, dos agentes principais aos simples ajudantes, começam a ser atormentados por pesadelos, visões e possessões!

Exhuma é um terror pop nos moldes do mercado moderno (tem até final feliz), com a excelência habitual do cinema sul coreano. Impecável em sua narrativa, sua técnica e detalhes imersivos que se acumulam em progresso. Talvez não tenha a qualidade impactante de outros filmes do gênero, como O Lamento ou Eu Vi o Diabo, seus jumps são discretos e as situações meio previsíveis como em muitos filmes de fantasmas, mas é todo tão cuidadoso e crível que é um prazer se deixar levar tanto por suas obviedades quanto por suas surpresas.


• Bizarrice: a cobra coral com cabeça humana!!!
• Curiosidade cultural: os espíritos malignos são de origem japonesa!
• Sutil e pavoroso: o espírito escapando pela fresta aberta do caixão.
• Excentricidade: o ritual com os cinco porcos.

Expectativa 👿👿👿          Realidade 👿👿👿

exhuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário